Ao declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física, o contribuinte recebe um recibo referente à entrega da declaração daquele ano. O documento – composto por uma sequência de 12 números – confirma o envio da declaração.
Mas, se você é do time do “onde será que eu guardei esse recibo?”, não se preocupe, é possível recuperá-lo. Saiba como.
Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
O que é recibo IRPF?
O recibo IRPF ou recibo do Imposto de Renda nada mais é do que um documento que comprova o envio da sua declaração. A sequência de 12 números serve como identificação do recibo – mas não é obrigatório tê-la em mãos para declarar o IR no ano seguinte.
O recibo IRPF só é necessário em algumas situações:
- Quando você deseja acompanhar o processamento da sua declaração pela internet;
- Quando você precisa fazer uma declaração retificadora, para corrigir alguma informação na declaração anterior;
- Quando a Receita Federal exige uma comprovação de que você, de fato, fez a declaração dentro do prazo dado pelo governo.
Como conseguir o número do recibo do Imposto de Renda?
Caso o contribuinte precise do número de identificação da sua declaração e não lembre onde o guardou/salvou, é possível recuperá-lo de três maneiras, segundo a Receita Federal. Veja abaixo:
1. Por meio do portal e-Cac
Acesse o site da Receita Federal e clique no serviço “Declaração IRPF”. Aqui, é preciso já possuir um cadastro ou um certificado digital.
2. Através do computador ou dispositivo móvel utilizado para enviar a declaração
Se a declaração foi salva e enviada a partir do disco rígido de um computador, procure o documento na pasta “C:Arquivos de ProgramasProgramas SRFIRPF20XXtransmitidas”.
Para imprimir o recibo do Imposto de Renda, o usuário deve acessar os dados pelo programa da Receita, dessa forma:
- Clique em “declaração”;
- Depois em “imprimir”;
- E então em “recibo”.
Também dá para acessar a declaração pelo seu dispositivo móvel, na pasta de arquivos. Para isso, é necessário ter o app do IRPF instalado no aparelho e também a cópia da declaração e recibo baixados no mesmo.
De acordo com a Receita Federal, por questões de segurança, o ideal é sempre salvar a declaração em formato PDF em um pendrive ou em um HD e guardar uma cópia.
3. Pessoalmente em uma das unidades da Receita Federal em todo o país
Se não conseguir recuperar o recibo da declaração do IR pelo computador ou por dispositivo móvel, o contribuinte vai precisar ir até uma das unidades de atendimento da Receita Federal.
Importante: as informações aqui são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Saiba mais sobre o IR:
Como declarar a conta do Nubank no Imposto de Renda?
Declaração pré-preenchida do IR: o que é e como funciona?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.