Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Nubank registra lucro lí...

Nubank registra lucro líquido de US$ 1 bilhão em 2023: conheça os últimos resultados do Nu

No 4º trimestre de 2023, o Nubank registrou lucro líquido de US$ 360,9 milhões e receita trimestral recorde de US$ 2,4 bilhões.



Foto mostra o logo do Nubank roxo em frente ao prédio da empresa, em São Paulo.

O Nubank nasceu para mudar o mercado financeiro e ajudar as pessoas a assumirem o controle sobre as suas próprias finanças. E a nossa última divulgação de resultados para o mercado mostra que o foco no cliente é o caminho para a construção de um negócio sólido e eficiente: em 2023, atingimos um lucro líquido de US$ 1 bilhão – um de muitos recordes financeiros e operacionais da Nu Holdings, empresa controladora do grupo Nubank.

Para se ter uma ideia do nosso crescimento, em 2022, havíamos encerrado o ano com perdas líquidas de US$ 9,1 milhões (excluindo os efeitos do cancelamento do CSA do 4º trimestre de 2022). Ou seja, em um ano (o nosso décimo de existência), o Nubank passou de uma empresa em que a rentabilidade ainda não superava os investimentos em crescimento a uma instituição de lucro sólido e crescente, sem deixar de lado a expansão. 

Buscamos acima de tudo ser transparentes com nossos clientes. Sabemos que as pessoas depositam sua confiança no Nubank, e estes resultados mostram nossa capacidade de desenvolver cada vez mais produtos e serviços.

Ainda segundo os resultados, divulgados no dia 22 de fevereiro após o fechamento do mercado, o índice de eficiência da empresa atingiu 36,0% no ano completo de 2023, melhorando 19 pontos percentuais em comparação com 2022 e fortalecendo o posicionamento do Nubank como uma das empresas mais eficientes da América Latina. Também cresceram o percentual de clientes que têm o Nubank como sua instituição financeira principal, a taxa de atividade e outros indicadores que mostram que somos cada vez mais relevantes para a vida de nossos clientes.

Os relatórios completos dos resultados de todo o ano de 2023, do 4º trimestre de 2023 e dos trimestres anteriores estão disponíveis no nosso site de Relações com Investidores. Confira, abaixo, mais informações sobre alguns destaques.

Aumento da base de clientes, com crescimento de receita e de engajamento

Em 2023, conquistamos 19,3 milhões de clientes, chegando a 93,9 milhões nos três países em que operamos – Brasil, México e Colômbia. Somente no Brasil, são 87,8 milhões – ou seja, mais da metade da população adulta do país (53%) é cliente do Nubank.

Isso reforça a nossa posição como uma das maiores empresas de serviços financeiros digitais  e de mais rápido crescimento do mundo, sendo hoje a quarta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes, de acordo com o Banco Central. 

O percentual de engajamento entre os nossos clientes é outro destaque de 2023: o Nubank é a instituição financeira principal para mais de 61% dos clientes ativos que estão conosco há pelo menos um ano. A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) cresceu 23% em base neutra de câmbio em relação a 2022 e chegou a US$ 10,6.

Já a nossa taxa de atividade (número de clientes ativos mensais dividido pelo total de clientes em uma data específica) atingiu um novo patamar histórico, de 83,1%. 

“À medida que trabalhamos para ultrapassar a marca de 100 milhões de clientes em 2024, estamos investindo pesado em diversificar caminhos de crescimento para continuar a transformar potencial em lucro.”

David Vélez, fundador e CEO do Nubank

Sempre focados em atender cada vez melhor aos nossos clientes, lançamos, em 2023, mais de 60 produtos e serviços, incluindo opções de crédito com garantia (como a antecipação do saque-aniversário do FGTS e a oferta de NuConsignado para aposentados e pensionistas do INSS), e a expansão do Nubank Ultravioleta, experiência exclusiva para os clientes de alta renda, avançando significativamente nas principais metas do Nubank para 2023.

Entenda os principais resultados do Nubank de 2023

Saiba o que significam alguns dos nossos principais números de 2023.

  • Receita: o Nubank alcançou uma receita anual de mais de US$ 8,0 bilhões.
  • Lucro líquido: o lucro líquido de 2023 foi de US$ 1,0 bilhão, o maior valor já registrado pelo Nubank. 
  • Receita mensal por cliente: o nosso ARPAC (sigla em inglês para Receita Média Mensal por Cliente Ativo) atingiu novo valor histórico, US$ 10,6. Essa métrica de negócio mostra quanto de receita, em média, cada cliente gera mensalmente para a companhia. Enquanto isso, o custo para servir cada cliente, via atendimento, ficou praticamente o mesmo, abaixo de um dólar: US$ 0,9. 
  • Eficiência: os números mostram que somos uma das instituições mais eficientes da América Latina, com índice de eficiência de 36,0% – esse índice mostra as nossas despesas totais divididas pelas receitas. Quanto menor, melhor. 
  • Crescimento internacional: no México, a base de clientes do Nubank cresceu para 5,2 milhões, impulsionada pelo lançamento da Cuenta Nu, a versão mexicana da conta do Nubank. Em janeiro de 2024, após o fechamento dos resultados do 4º trimestre e de todo o ano de 2023, o Nu México anunciou ter ultrapassado a marca de 5,5 milhões de clientes. Já a Colômbia fechou 2023 com cerca de 800 mil clientes, e deve ter seu crescimento impulsionado pelo lançamento da Cuenta Nu por lá em breve.
  • Capital e liquidez: estamos com US$ 2,4 bilhões em excedente de fluxo de caixa na Nu Holdings, e uma razão de taxa de empréstimos por depósito de 34%. Isso significa que, para cada dólar emprestado, temos três vezes em depósitos. Tudo isso nos torna muito bem capitalizados e com ampla liquidez.

Como foi o 4º trimestre de 2023 do Nubank?  

No 4º trimestre de 2023, o Nubank teve lucro líquido de US$ 360,9 milhões, número mais de seis vezes maior que o registrado no 4º trimestre de 2022, quando alcançamos US$ 58 milhões de lucro (ajustado pelo CSA). Este foi o sexto trimestre em que a Nu Holdings (empresa controladora do grupo Nu, que inclui nossas operações no Brasil, México e Colômbia) registrou lucro líquido.

Alcançamos essa alta lucratividade enquanto continuamos investindo substancialmente no desenvolvimento de futuros produtos e em expansão geográfica, já que observamos um enorme potencial para continuar construindo a maior plataforma de consumo da América Latina. 

No último trimestre de 2023, alcançamos um novo recorde de receita trimestral, de US$ 2,4 bilhões, um crescimento de 57%, em base neutra de câmbio, frente ao resultado do 4º trimestre de 2022. Esses números demonstram a capacidade única da empresa de expandir consistentemente sua base de clientes e, ao mesmo tempo, acelerar o crescimento de receita e lucratividade.

Somente no 4º trimestre, o Nubank ganhou 4,8 milhões de novos clientes.

Leia também 

Nubank registra lucro recorde mais uma vez: conheça os resultados do 3º trimestre de 2023

Retrospectiva Nubank: saiba tudo o que fizemos para você em 2023

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3 / 5

Você já votou neste post