A segunda fase do Open Banking, que teria início na quinta-feira, dia 15 de julho, foi adiada para 13 de agosto. A alteração no cronograma foi anunciada pelo Banco Central hoje, dia 14 de julho, e atende aos pedidos das instituições participantes para conseguirem finalizar os testes para as certificações e registros de suas APIs.
O Open Banking, que significa “banco aberto” ou “sistema bancário aberto”, tem como objetivo dar mais opções para consumidores e permitir que as pessoas tenham liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiserem, escolhendo entre os melhores serviços, condições de crédito e ofertas personalizadas, sem precisar começar um relacionamento do zero
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A ideia é que o novo sistema estimule a concorrência e eficiência do sistema financeiro. Dessa forma, os consumidores terão mais liberdade e autonomia, menos custos e uma oferta maior de produtos e serviços que se encaixem no seu perfil.
Como funcionam as fases de implementação do Open Banking?
O Open Banking é uma grande mudança no sistema financeiro que está acontecendo de forma gradual, em diversas fases. A primeira fase começou no dia 1º de fevereiro de 2021, quando foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos que oferecem. Nessa fase não houve o compartilhamento de dados dos clientes.
Na segunda fase, adiada para o dia 13 de agosto, os clientes poderão compartilhar com a instituição financeira que escolher seus dados pessoais de cadastro (como nome completo, CPF e informações sobre os produtos e serviços de suas contas, por exemplo). Esse tipo de compartilhamento só acontecerá com a autorização do próprio cliente.
A terceira fase, que aconteceria no dia 30 de agosto, também foi adiada e está prevista para o dia 29 de outubro, enquanto a quarta fase acontecerá em 15 de dezembro de 2021. Também há um cronograma previsto para 2022, que inclui a liberação gradual de algumas funcionalidades.
Qual é o cronograma completo para o Open Banking no Brasil?
No Brasil, o cronograma de 2021 está dividido em quatro etapas, de acordo com o Banco Central.
Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1º de fevereiro. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.
Fase 2: Na segunda fase, que começa no dia 13 de agosto, clientes poderão compartilhar com as instituições seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços de suas contas. Tudo isso acontece somente com a autorização da pessoa.
Fase 3: Na terceira fase, com início em 29 de outubro, vai ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Clientes poderão ter acesso a serviços como pagamentos por um aplicativo de mensagem, por exemplo.
Fase 4: Na quarta fase, que terá início em 15 de dezembro, será possível o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços, como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.
Ainda há um cronograma previsto para 2022, quando haverá a liberação gradual de outras funcionalidades. Confira as datas:
- 15 de fevereiro de 2022: Compartilhamento de serviços e transferências entre contas do mesmo banco e TED.
- 30 de março de 2022: Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao open banking.
- 31 de maio de 2022: Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.
- 30 de junho de 2022: Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.
- 30 de setembro de 2022: Compartilhamento de serviços de débito em conta.
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