O golpe do comprovante de Pix falso costuma acontecer entre empreendedores.
Funciona assim: uma pessoa entra em contato pedindo por um produto ou serviço que sua empresa oferece. Você realiza a venda e pede por um comprovante de pagamento. A foto encaminhada pelo golpista parece ser verídica. Mas depois de entregar o produto ou realizar o serviço, percebe que o dinheiro ainda não caiu na conta. É golpe.
Isso acontece pois os fraudadores alteram informações importantes na imagem do comprovante de transferência, te fazendo acreditar que a transação foi realizada. Se você empreende e caiu no golpe do falso comprovante de Pix, existem alguns caminhos para tentar resolver a situação:
- Se o golpe foi realizado usando uma conta do Nubank, entre em contato conosco. Você pode utilizar nosso chat no app ou ligar para nosso telefone (0800 608 6236) e contar em detalhes como tudo aconteceu. Nós indicamos esses meios pois eles são mais ágeis, mas você também pode nos escrever pelo e-mail meajuda@nubank.com.br;
- Faça um boletim de ocorrência (B.O). Já é possível realizar todo o processo de criação de um B.O sem sair de casa: você pode acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do estado onde mora, informar seus dados e detalhar como o golpe aconteceu;
- Guarde os registros de conversa com o golpista. Um print de tela ou qualquer outro registro relevante do golpe pode ser usado como prova. Manter um arquivo com evidências será útil durante a investigação;
- Faça uma denúncia pelo nosso e-mail pagina.falsa@nubank.com.br. Depois de reunir seus documentos, o B.O e as evidências do golpe, envie o material para o nosso e-mail. Você também pode informar o telefone ou endereços de e-mail suspeitos que tenham usado para te contatar.
Após o envio do material, nossa equipe irá analisar o caso do golpe do comprovante de Pix falso e decidir a melhor forma de agir. Com a ajuda da polícia, você terá o melhor suporte para eventualmente reaver o material perdido e impedir que o golpista continue aplicando esse tipo de golpe por aí.
Mesmo que isso não aconteça, nosso time irá atuar sempre da melhor forma possível para te ajudar a lidar com essa situação.
Se você já seguiu todos esses passos, tente manter a calma e fique atento ao seu e-mail: o retorno do nosso time de especialistas será feito por lá.
Quer saber como identificar esse tipo de golpe? Leia este conteúdo: