O Tesouro Direto abre para negociações às 9h30 dos dias úteis. As subidas e as quedas são todas registradas no site oficial do Tesouro Direto, que pode ser conferida aqui.
Tá na dúvida? Veja aqui o que é Tesouro Direto.
Veja, a seguir, mais detalhes sobre o Tesouro Direito.
Como funciona o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do Brasil em que são vendidos títulos públicos federais para pessoas físicas – esses títulos são um produto financeiro, um investimento, que os investidores compram.
Ele opera de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h – este é o período em que é possível comprar e vender títulos do Tesouro, seja através da plataforma oficial do programa ou da corretora de investimentos onde o investidor possui uma conta.
As taxas do Tesouro Direto variam diariamente, seja em tendência de queda ou de alta, e também ao longo do dia, de acordo com o mercado. As taxas da abertura do Tesouro Direto, portanto, dificilmente serão as mesmas do fechamento – você pode acompanhar ao longo do dia no site do programa.
Quando você investe em um título, é a taxa vigente no momento da compra que vale durante a validade do título e o período em que você não faz a sua venda.
Os títulos podem ser de rendimento prefixado ou pós-fixado – no caso dos pós-fixado, eles têm rentabilidade atrelada a alguma taxa, como a Selic ou o IPCA. O valor mínimo de aplicação também varia um pouco entre eles, já que os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional têm valores diferentes entre si.
Para ajudar a escolher o melhor título para investir, o site do Tesouro Direto permite que os investidores simulem uma aplicação a partir do quanto têm para investir, prazo do investimento, remuneração e perfil do investidor.