Fazer breves pausas mentais mantém a pessoa focada e pode melhorar significativamente a capacidade de concentração em uma tarefa por períodos mais longos, segundo dados do estudo publicado pela Revista Cognition. E administrar o tempo de maneira mais eficaz é exatamente a proposta da técnica pomodoro.
Com tantas distrações em uma época bastante conectada e imediatista, organizar as tarefas e o tempo livre é essencial para obter sucesso ao cumpri-las. A técnica pomodoro é uma das estratégias de produtividade mais famosas do mundo, e surgiu a partir de um tomate e um tempo na cozinha.
O que é a técnica pomodoro?
Criada no fim dos anos 1980 por Francesco Cirillo, desenvolvedor e empresário italiano, a técnica pomodoro é um método de gestão de tempo baseado em períodos de 25 minutos de estudo ou trabalho focado, com pausas de 5 minutos. Após quatro intervalos consecutivos, podem ser feitas pausas mais longas, que variam entre 15 e 30 minutos. Cada bloco de estudo é chamado de pomodoro, palavra italiana que significa “tomate”.
Na época, Cirillo era estudante universitário e não conseguia se concentrar nos estudos e terminar suas tarefas. Por isso, ele passou a usar um temporizador de cozinha em formato de tomate para gerenciar o seu tempo. E, depois de testar diferentes períodos, escolheu o pomodoro de 25 minutos como o tempo ideal para suas atividades.
A partir desse experimento, Francesco reconheceu que o tempo não precisava causar ansiedade mas, se bem utilizado, poderia ser um aliado.
De forma prática, a técnica pomodoro faz com que as pessoas foquem melhor em suas tarefas, limitando o tempo que elas mantêm esse foco e garantindo intervalos que ajudam a restaurar a energia gasta durante os 25 minutos de concentração.
A ideia da técnica é que você saiba que não tem muito tempo disponível para realizar uma tarefa e, assim, evita desperdiçar seu tempo com distrações.
Como funciona o método pomodoro?
Pomodoro funciona em ciclos. Assim, a proposta é trabalhar em intervalos curtos, o que garante uma produtividade mais consistente. Além disso, é permitido fazer pausas regulares que aumentam a motivação e a criatividade.
Para colocar o método pomodoro em prática, você irá precisar de um cronômetro para marcar o tempo e uma lista com as tarefas a serem executadas. Com isso, siga as instruções abaixo:
- Escolha uma tarefa a ser realizada;
- Programe o cronômetro para 25 minutos – a duração de um pomodoro;
- Trabalhe na tarefa até o cronômetro tocar e anote o horário;
- Faça uma pequena pausa de 5 minutos – e aproveite para fazer algo não relacionado ao trabalho, como um alongamento, uma ligação, uma ida ao banheiro, uma conferida nas redes sociais, preparar algo para comer, etc;
- Repita o ciclo;
- A cada 4 pomodoros, faça uma pausa maior, de 20 a 30 minutos. Isso o ajudará a reorganizar seus pensamentos e também a relaxar.
O que fazer ao ser interrompido durante o método pomodoro?
O objetivo do método pomodoro é se concentrar por um tempo determinado, sem interrupções, tornando o seu dia de trabalho ou estudos mais produtivo.
Caso você se distraia por conta de uma emergência ou imprevisto, encerre o pomodoro e o retome depois de tudo resolvido. Ou, se for possível, adie a distração até que o método pomodoro esteja completo.
Como alternativa, Cirillo sugere a estratégia “informar, negociar e ligar de volta”, como a seguir:
- Informe a outra parte (quem o distraiu, por exemplo) que você está trabalhando em algo no momento;
- Negocie, durante a sua pausa, quando entrar em contato sobre o assunto e agende esse retorno;
- Ligue de volta para a outra pessoa quando seu ciclo completo de pomodoro estiver completo e você estiver pronto para lidar com a situação.
Quais os benefícios de usar a técnica pomodoro no trabalho e nos estudos?
Ao implementar o método pomodoro na rotina de trabalho e estudos, a tendência é perceber um aumento na sua produtividade, organização e até no seu tempo livre. A seguir, confira as principais vantagens de usar a técnica pomodoro no seu dia a dia.
1. Tempo específico para distrações
Ao longo do dia, é comum se distrair por diversas vezes. Isso acontece porque, normalmente, as pausas não são planejadas (ou mesmo consideradas desimportantes). Com os intervalos sugeridos pelo método pomodoro, os momentos de distração são programados, deixando a rotina mais leve e estruturada.
Para evitar que você desperdice o seu tempo livre pagando diversas contas, é possível deixar essa responsabilidade com o Assistente de pagamentos do Nubank. Com ele você pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, sem se preocupar em perder prazos.
Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix –, te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF ou CNPJ e quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto.
2. Menos tarefas inacabadas
Se o tempo não for bem administrado, tarefas em aberto, como estudar, apurar um conteúdo ou finalizar uma apresentação, por exemplo, podem acabar sendo procrastinadas e você pode acabar levando mais tempo para finalizá-las.
Ao encaixar suas atividades na técnica pomodoro, você coloca um limite de tempo para elas e se organiza melhor com prazos e entregas.
Quer entender outras formas de gerir o seu tempo e aumentar a sua produtividade? Assista ao vídeo abaixo:
3. Evita a procrastinação
Com a proposta do método pomodoro, as pessoas tendem a se sentir mais motivadas durante o expediente ou estudos. Com essa técnica, você sabe quando e quanto tempo precisa trabalhar, e sabe também quando vai pausar e obter alguma recompensa, no caso o descanso.
Leia também:
Gestão empresarial: como automatizar os processos do seu negócio?
5w2h: o que é esse plano de ação e como usar na sua empresa
Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?
O que é qualidade de vida? Por que cuidar do seu tempo faz bem para o seu bolso?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.