4 das maiores dúvidas sobre cartão de crédito em 2020

22 de dezembro de 2020

CVV, pagar o mínimo, desbloqueio… Você sabe responder a algumas das perguntas mais populares da internet sobre cartão de crédito? Veja a seguir.

1. O que é o CVV do cartão?

O CVV é o código de verificação.

Todo cartão de crédito possui um CVV - que são 3 ou 4 números impressos na parte de trás do cartão.  Esse código serve para compras online e existe para substituir a senha usada em estabelecimentos físicos.

2. Como pagar boleto com cartão de crédito?

Dependendo do seu cartão, é possível pagar boletos, como contas de água, luz, telefone e outros serviços utilizando o limite disponível.  Mas atenção: existem taxas cobradas por esse serviço.

– Primeiro de tudo, é necessário verificar se o seu cartão tem essa funcionalidade (o cartão Nubank, por exemplo, não possui essa função de pagamento de boleto). – Se sim, o próximo passo é checar se essa opção é paga e, se for, qual o valor cobrado (ele varia de acordo com a instituição).

– Geralmente, o jeito mais simples de pagar boletos com cartão é via aplicarivo ou internet banking da sua instituição. – Acesse sua conta, selecione a opção Pagamento, escolha Cartão de Crédito e use a senha para confirmar.

3. Como desbloquear cartão de crédito?

Os cartões de crédito novos, enviados pelas instituições para a residência dos clientes, costumam vir bloqueados por medidas de segurança.  Nesses casos, basta seguir as instruções do cartão para conseguir começar a usá-lo.

Outra situação que envolve bloqueio é quando existe uso duvidoso ou suspeita de fraude - uma compra muito fora do padrão do cliente ou muitas tentativas erradas de usar a senha. 

Nesses casos, para desbloquear o cartão, o cliente precisa entrar em contato com sua instituição financeira - algumas oferecem esse atendimento ou opções de desbloqueio online, via app.

4. Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito?

O pagamento mínimo é a porcentagem mínima da fatura que o cliente precisa pagar para não ficar em atraso É sempre ideal pagar toda a fatura, para não ter juros ou multas cobrados. Porém, quando isso não é possível, o melhor a fazer é pagar o mínimo - dessa forma, a pessoa não fica em atraso com a instituição e tem a chance de refinanciar a dívida restante.

Geralmente, esse processo pode ser feito no próprio aplicativo ou internet banking das instituições.