4 das maiores dúvidas sobre cartão virtual

28 de dezembro de 2020

O cartão virtual é uma forma mais segura de fazer compras online - mas ainda gera muitas dúvidas. A seguir, veja algumas das buscas mais comuns no Google sobre essa forma de pagamento.

1. Como gerar um cartão virtual?

Ele pode ser solicitado por meio do aplicativo de seu banco ou instituição financeira, desde que o mesmo ofereça a tecnologia. O serviço está disponível para celulares Android e iOS.

O processo geralmente é bem parecido em todos os lugares. Basta: – Acessar o app do banco; – Solicitar a criação de um cartão virtual; – Utilizar a senha do cartão físico para concluir a solicitação; – Pronto! Você irá visualizar a versão virtual para realizar compras online.

2. Para que serve o cartão virtual?

É um cartão, de crédito ou débito, usado somente em compras  pela internet. Ele possui uma sequência de números, um código verificador (CVV) e uma senha.  Ele pode ser gerado no app das instituições financeiras ou ser uma imagem disponível de forma online para o cliente.

3. Onde vejo a fatura do cartão virtual?

Compras realizadas com o cartão físico e o virtual podem ser visualizadas no mesmo lugar: a fatura. A fatura fica disponível no aplicativo do seu banco e, na maioria das vezes, é enviada por e-mail, em anexo (alguns lugares mandam o boleto pelo correio).

O pagamento pode ser feito por meio do internet banking, pelo aplicativo do banco, em agências bancárias e lotéricas.

4. Qual a diferença entre o cartão virtual e o cartão físico?

O cartão virtual tem número, validade e o código de segurança (CVV).  Outro ponto importante é que as informações do cartão virtual aparecem apenas na tela no celular, no aplicativo. Não é possível pegá-lo na mão.

E lembre-se: só dá para utilizar o cartão virtual em compras online – seja num comércio eletrônico, aplicativo de delivery e transporte, serviço de streaming ou qualquer outra transação feita na internet (em sites nacionais e internacionais).