4 dicas para melhorar a visibilidade do seu LinkedIn
15 de janeiro de 2021
Informações simples podem aumentar em até 11 vezes a visualização do seu perfil.
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Mais do que manter contatos, a plataforma funciona como uma ferramenta de buscas no meio corporativo.
Quando o recrutador faz uma pesquisa, por exemplo, usa termos para encontrar alguém que se encaixa na sua vaga. Da mesma forma, o próprio LinkedIn parte das informações fornecidas pelo usuário para recomendar vagas que tenham a ver com suas habilidades.
Isso quer dizer que aquilo que os usuários colocam em seus perfis na plataforma é importantíssimo para alimentar essa máquina de buscas.
A seguir, veja 4 dicas para deixar seu perfil mais completo – sem necessariamente precisar perder muito tempo.
Além de informações profissionais, experiências e conquistas, lembre-se de incluir onde estudou e o curso. Segundo o LinkedIn, esses detalhes aumentam até 11 vezes as visualizações de perfil.
1. Inclua informações acadêmicas.É sério.
Também é importante manter conexões com profissionais do setor em que você atua ou quer trabalhar. Isso não apenas ajuda a estar atualizado, mas potencializa as chances de recomendações.
2. Atualize seus contatos
O resumo profissional é a primeira informação que aparece na sua página pessoal.
3. Escreva um bom resumo profissional - em tópicos.
O resumo deve ser uma espécie de carta de apresentação, que diga em 2 ou 3 parágrafos curtos quem é você como profissional.
- Comece pela sua experiência mais recente. - Escreva sobre projetos que participou e conquistas. - Seja claro e conciso. - Escrever em tópicos é uma boa alternativa, segundo o próprio LinkedIn.
O ranqueamento do seu perfil para as pessoas que usam a pesquisa do LinkedIn ou mesmo no Google se baseia muito no texto - ou seja, nas chamadas palavras-chave.
4. Escolha as palavras certas
É importante buscar quais são as palavras mais empregadas no seu meio profissional e usá-las quando preencher o perfil.
Termos específicos, jargões, nomes de cargos e descrições que contenham palavras realmente usadas na sua indústria costumam ajudar a ser encontrado.