5 passos para começar a vender pela internet

2 de fevereiro de 2021

O comércio virtual é um mercado em expansão, mas é preciso muito planejamento para entrar nesse universo online.

Mas, apesar de ser um mercado em expansão, vender pela internet exige muito preparo e planejamento. Se você quer começar, confira a seguir 5 passos para colocar seu negócio no ar.

1. Monte um plano de negócio

O primeiro passo para quem quer vender pela internet é montar um plano de negócio.

Com este documento, é possível estruturar os pilares de uma empresa, traçar seus objetivos e os passos necessários para atingi-los.

Apesar de ser uma etapa mais burocrática, criar um plano de negócio é muito importante para ter uma visão geral da empresa e corrigir o que for necessário enquanto tudo ainda está no papel.

2. Defina seu canal de vendas

Por muito tempo, vender pela internet foi sinônimo de ter um site. Mas já existem outros canais de vendas que ganham cada vez mais espaço, como redes sociais, aplicativos e marketplaces.

Na hora de definir onde você vai vender online, é importante considerar onde seu público-alvo está e entender os prós e contras de cada canal.

Uma boa opção pode ser começar em um lugar e, conforme o negócio crescer, expandir para outros.

3. Foque na experiência do cliente

Tudo no comércio online tem a ver com a experiência do cliente – desde o momento em que ele é impactado por um anúncio ou entra no site até a entrega do produto.

Por isso, é importante ter atenção a cada detalhe e garantir que, em todas as interações com sua loja, a experiência seja a melhor possível.

Alguns itens para ficar atento são: 💻 Experiência de navegação na página 📷 Qualidade das imagens e informações 🛍 Fluxo de compra 📞 Atendimento ao cliente 📦 Entrega 🗣 Comunicação

Todos esses elementos constroem a experiência do cliente e a imagem do seu negócio.

4. Invista em segurança

Ou seja: essa é uma preocupação real das pessoas e o papel das empresas é buscar formas de tornar as transações virtuais mais seguras.

Isso pode ser feito investindo em um certificado de segurança para o site e escolhendo uma plataforma segura para realizar os pagamentos, por exemplo.

5. Estruture uma gestão eficiente

Além de estruturar toda a parte do negócio que estará em contato direto com o cliente, é essencial criar uma gestão eficiente para garantir que a empresa funcione bem.

Manutenção do estoque, logística, contato com fornecedores, processamento de pagamentos e gestão financeira são algumas dessas áreas.

Apesar dos clientes não verem os bastidores, são esses processos que mantêm uma empresa funcionando – por isso é essencial investir tempo e energia nisso.

Em seguida, confira um guia sobre como abrir uma empresa

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