8 dicas para comprar online com segurança
Como fugir de ciladas e evitar golpes ao fazer negócio pela internet.
16 de dezembro de 2020
Comprar online é prático, mas alguns cuidados devem ser tomados para garantir sua segurança.
Abra o site da loja em uma aba separada
1
Recebeu uma promoção ou indicação por um link? Não clique nele.
Fraudadores conseguem replicar o site de uma loja de forma idêntica – a interface é perfeita, igual à do negócio original, mas trata-se de uma página falsa que pode capturar suas informações.
Abra sempre o site em uma aba nova do navegador, digitando no campo de endereço.
Baixe aplicativos de lojas oficiais
2
Mesmo tipo de caso. Só confie em um aplicativo que você mesmo baixou da loja oficial do seu ceular. Até existem aplicativos suspeitos nelas, mas a fiscalização é melhor.
Procure pelo cadeado
3
No topo esquerdo do navegador, bem no começo da barra de endereço, verifique se há um símbolo de cadeado antes do código https://. Essa é uma indicação de que a conexão do site é segura – ou seja, que ele é um ambiente onde os dados não ficarão abertos.
Cheque sempre as credenciais da loja
4
Antes de comprar, pesquise o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) do comércio para garantir que ele é real.
Pesquise a reputação
5
Busque depoimentos e denúncias de outros clientes para descobrir se a loja já esteve envolvida em algum golpe ou fraude. É possível fazer isso em sites como o Reclame Aqui, no Procon, ou na Junta Comercial do estado.
Cadastre uma senha forte
6
As pessoas costumam usar a mesma senha em todas as suas contas. Isso é perigoso por um motivo simples: se ela for exposta em um site com segurança comprometida, será possível acessar outras contas do mesmo usuário.
Por isso, evite usar senhas iguais – especialmente em e-commerces, onde costuma ser necessário colocar dados de cartão de crédito.
Prefira pagar com o cartão virtual
7
Várias instituições oferecem a opção de gerar um cartão virtual (é o caso do Nubank). Ele é sempre preferível para compras online – se tiver qualquer problema, basta bloqueá-lo e solicitar a geração de um novo, sem ficar com o cartão físico comprometido.
Desconfie de depósitos para pessoas físicas
8
Se optar por pagamento em boleto, verifique o beneficiado: pesquise, descubra se a razão social bate com o nome fantasia e evite pagamentos a pessoas físicas.
1. Abra o site da loja em uma aba separada 2. Baixe apps de lojas oficiais 3. Procure pelo cadeado 4. Cheque as credenciais 5. Pesquise a reputação 6. Cadastre uma senha forte 7. Pague com o cartão virtual 8. Cheque o beneficiado do boleto
Resumindo: