Como fazer um pedido de demissão?
Pedir demissão nem sempre é fácil, mas dá para fazer isso sem gerar desconforto. Confira as principais dicas.
Depois de um tempo na mesma empresa, você decidiu que quer pedir demissão. Mas e agora? Como funciona esse processo? A seguir, confira os principais pontos que você deve considerar ao tomar essa decisão.
Reflita se essa é a hora certa de pedir demissão. Compare as vantagens e desvantagens de sair do seu trabalho e inclua aspectos emocionais e financeiros na balança.
1. Avalie se você realmente quer sair
Se estiver indo para uma nova empresa, veja se é possível conseguir alguns dias de intervalo entre a sua saída e a entrada no novo trabalho. Assim, você descansa um pouco antes de iniciar um novo desafio.
2. Se organize para esse momento
Converse com seu chefe antes de procurar o RH da empresa. Exponha as motivações da sua decisão e seja sincero sobre o que você busca dali em diante.
3. Converse com sua liderança direta
Se a empresa fizer uma contraproposta, peça alguns dias para dar um retorno. Assim, você evita tomar decisões por impulso e consegue avaliar o que vale mais a pena.
4. Avalie uma contraproposta com cuidado
Nem sempre o aviso prévio é necessário. Você pode pedir dispensa na carta de demissão, então tente negociar isso com o RH da sua empresa.
5. Defina o tempo que você continuará na empresa
Em alguns casos essa ponte é feita pela própria chefia. Para oficializar o pedido de demissão, é necessário escrever uma carta de demissão.
6. Formalize o pedido para o RH
Ao pedir demissão, você recebe: - 13º salário proporcional aos meses trabalhados; - Saldo do salário; - Valor proporcional às férias vencidas. O seguro desemprego não é válido para quem pede demissão.
Pedi demissão! E agora?