Como funciona um cartão de crédito?
17 de março de 2021
Entenda o que acontece quando o cliente digita a senha ou aproxima o cartão da maquininha para finalizar a compra.
Inseriu ou aproximou da maquininha, digitou a senha - quando solicitada - e pronto: compra aprovada em poucos segundos. Por trás dessas operações existe uma grande rede que torna cada transação feita com cartão de crédito segura e possível. Entenda a seguir.
O cartão de crédito é uma forma de empréstimo: Quer dizer: o cliente tem um certo valor para gastar ao longo das semanas e só paga tudo de uma vez, no vencimento da fatura.
Como funciona uma compra com cartão de crédito?
Para garantir que cada compra seja aprovada e registrada, o fluxo de informações é o seguinte: Lojista Adquirente Bandeira Emissora.
Quem é quem no fluxo de um cartão de crédito
Descubra o que faz cada uma das partes envolvidas.
O emissor é quem define as taxas cobradas, o limite disponível e é com quem o cliente mantém um relacionamento. O Nubank, por exemplo, é o emissor de um cartão de crédito – da mesma forma que os bancos são emissores dos cartões que oferecem.
A bandeira - Mastercard, por exemplo - é responsável por processar compras feitas no seu cartão de crédito, além de repassar essas informações para o emissor e permitir que a via seja usada em outros países.
O adquirente é quem administra o terminal de pagamento (maquininha do cartão). E o lojista, o dono do estabelecimento que vende os produtos ou serviços.
Bastidores do funcionamento de um cartão de crédito
Quando seu cartão é inserido na maquininha e você digita a senha, o adquirente recebe um aviso de que o lojista está realizando uma venda. O adquirente informa a bandeira sobre a transação.
A bandeira comunica o emissor do cartão, que autoriza ou não a compra. Vale lembrar que em pagamentos feitos por aproximação a senha não é necessária para transações até R$ 200.