senha forte
Como criar uma
Suas informações mais importantes são armazenadas online. Saiba como fortalecer sua senha e torná-la uma arma mais efetiva contra golpes.
7 de fevereiro de 2021
Um sistema te pede para criar uma senha. Você digita C4rlo5S0uZa123!*. Ela tem números, caracteres especiais, letras minúsculas e maiúsculas. Parece segura, certo? Não necessariamente.
Durante décadas, as pessoas foram ensinadas que a melhor forma de se proteger online é criando códigos complexos e confusos. O problema: os métodos de invasão se sofisticaram, mas a nossa memória não.
A senha C4rlo5S0uZa123!* provavelmente resistiria a vários ataques de software voltados para quebrá-la. Mas as chances de você se confundir e não lembrar onde substituiu letra por número, por exemplo, são altas. Com isso, muita gente acaba anotando suas senhas para lembrar – o que é uma falha de segurança muito grave, já que pode entregar o acesso na mão de pessoas mal intencionadas.
O que torna uma senha segura não é quão longa ou complexa ela é, nem com que frequência ela é alterada. A segurança vem de ela ser única.
Ou seja, que nenhum outro sistema ou pessoa use a mesma e nem você use em lugares diferentes.
Dica definitiva para criar senhas fortes:
Lembrar de senhas complexas pode ser difícil. Lembrar de frases, por outro lado, é mais fácil.
Use frases longas como senha – de preferência, uma associação de palavras que têm sentido só para você.
Por exemplo...
Você pode juntar uma fruta, uma rua, uma atividade física e um número que não tenha relação com você (não seja um aniversário, por exemplo) e chegar em algo como pitangatiradentesdancar81.
Quanto mais diferentes forem as fontes das palavras, mais segura será a sua senha. Alguns sistemas permitem até incluir espaços entre as palavras.
Outra boa prática é usar um gerenciador de senhas, (como o LastPass e o 1Password), uma ferramenta que agrega e criptografa todas as senhas do sistema. Assim, o usuário precisa lembrar apenas de uma senha (sempre bem segura e única), que guarda todas as outras.
Quer ter uma vida online mais protegida?