Minimalismo é pra você?
16 de fevereiro de 2021
Saiba como aplicar esse conceito na sua vida.
Para a influenciadora digital Ana Bochi, autora do livro Realize seus sonhos gastando pouco, seguir um estilo de vida minimalista é ter o mínimo de coisas que sejam realmente essenciais. “Assim, é possível priorizar as próprias experiências”, conta.
E o que é minimalismo, então?
O estilo minimalista está baseado na diminuição dos níveis de consumo. Segundo os adeptos, isso significa treinar o olhar. Para a Ana Bochi, reduzir o consumo não é abrir mão de gastar, mas sim, gastar melhor.
Como ser minimalista?
Quando aderiu ao minimalismo, Ana tinha uma renda mensal de R$ 2.000 e o marido não trabalhava. O casal conseguiu juntar o valor correspondente à entrada de uma casa (R$ 6.000, em 2014) e financiou o imóvel em Foz do Iguaçu – PR.
Mas eu ganho pouco, e agora?
Entender se alguma conta do orçamento é supérflua (e se ela poderia ser eliminada ou diminuída) é um dos primeiros passos.
Qualquer um pode ser minimalista?
Depende. Minimalismo não tem necessariamente relação com o quanto você poupa, mas com o quanto deixa de consumir. Não é todo mundo que tem disposição ou possibilidade de fazer isso. O segredo está no autoconhecimento.
1
Organize seus ganhos e despesas
Por onde começar para ser minimalista na vida financeira?
2
3
Elimine gastos e contas supérflluas (se possível)
Livre-se do desnecessário (se houver)