Saiba como emitir nota fiscal eletrônica usando o novo app da Receita Federal

Saiba como emitir nota fiscal eletrônica usando o novo app da Receita Federal

Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o app permite que MEIs emitam a Nota Fiscal Eletrônica diretamente pelo celular.

A partir de 1º de  setembro de 2023, microempreendedores individuais podem emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços diretamente pelo celular com o app NFs-e Mobile, criado pela Receita Federal em parceria com o Sebrae

Atenção, MEIs:

Disponível para os sistemas iOS e Android, o app pode ser baixado diretamente na loja de aplicativos do seu celular e unifica o processo de emissão de nota fiscal eletrônica para MEIs de todo o Brasil.

Depois de criar seu login e senha, você deve ir no campo "Configurações"  e preencher os dados solicitados.

Por fim, vá em “Serviços Favoritos” e registre todos os serviços que deseja usar no app de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Com tudo configurado, é hora de partir para a ação: baixe o app na loja de aplicativos do seu celular e, logo após, inserir o login e senha que acabou de criar. Depois de logar, todos os serviços que você pode acessar estarão disponíveis na tela inicial.

Como o app funciona?

Clique em "Emitir NFS-e" para criar uma nota fiscal. Na hora de emitir uma nova nota, você deve inserir: – CPF ou CNPJ do cliente; – Tipo de serviço prestado; – Valor da operação.

O app também permite a emissão de notas mesmo quando você estiver sem acesso à internet.  Nestes casos, você tem a opção de gerar a nota e transmiti-la depois, quando sua conexão  for restabelecida.

A partir de 01 de setebro de 2023, microempreendedores individuais são obrigados a emitir nota fiscal sempre que vender ou prestar serviços para outras empresas. Para pessoa física, a emissão é opcional.

MEI é obrigado a emitir NFs?