O que fazer se você teve seu documento clonado?
22 de abril de 2021
O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência. Veja a seguir como proceder e também como se proteger se isso aconteceu com você.
Imagine ser cobrado por uma compra que não realizou e descobrir que as informações que constam na transação são mesmo suas.
Se isso acontecer, pode ser que seu documento tenha sido clonado.
Mas como é feita a clonagem do documento?
A clonagem é feita por meio da digitalização do documento. Por meio de uma edição de imagens, ele sofre pequenas alterações (nome, número de CPF e RG, por exemplo).
Dessa forma, o fraudador usa seus dados como se fossem dele e aplica golpes ou realiza compras em seu nome. E, nesses casos, o golpista não efetua os pagamentos. Logo, seu nome pode acabar sendo prejudicado e, às vezes, até ficar negativado.
As situações mais comuns são: - Na gráfica: ao tirar uma cópia do documento; - No aeroporto: pessoas podem se passar por funcionários e pedir para verificar seu documento;
Onde o documento pode ser clonado?
- Ao baixar um aplicativo que não seja confiável no celular; - Ao realizar cadastros em sites falsos.
Mantenha sempre seu documento com você e, caso precise entregá-lo a alguém, fique de olho, evitando fraudes.
Por isso, fique atento:
O que fazer em caso de documento clonado?
A seguir, veja como proceder se estiver nessa situação.
1
Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. (boletim de ocorrência);
2
Quando suspeitar - ou tiver certeza - do uso indevido dos seus documentos pessoais, obtenha o máximo de informações acerca da transação comercial ou financeira efetivada para repassá-los à polícia.
Veja como se proteger de outros golpes: