O que fazer se você teve seu documento clonado?

22 de abril de 2021

O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência. Veja a seguir como proceder e também como se proteger se isso aconteceu com você.

Imagine ser cobrado por uma compra que não realizou e descobrir que as informações que constam na transação são mesmo suas.

Se isso acontecer, pode ser que seu documento tenha sido clonado.

Mas como é feita a clonagem do documento?

A clonagem é feita por meio da digitalização do documento. Por meio de uma edição de imagens, ele sofre pequenas alterações (nome, número de CPF e RG, por exemplo).

Dessa forma, o fraudador usa seus dados como se fossem dele e aplica golpes ou realiza compras em seu nome. E, nesses casos, o golpista não efetua os pagamentos. Logo, seu nome pode acabar sendo prejudicado e, às vezes, até ficar negativado.

As situações mais comuns são:  - Na gráfica: ao tirar uma cópia do documento; - No aeroporto: pessoas podem se passar por funcionários e pedir para verificar seu documento;

Onde o documento pode ser clonado?

- Ao baixar um aplicativo que não seja confiável no celular;  - Ao realizar cadastros em sites falsos.

Mantenha sempre seu documento com você e, caso precise entregá-lo a alguém, fique de olho, evitando fraudes.

Por isso, fique atento:

O que fazer em caso de documento clonado?

A seguir, veja como proceder se estiver nessa situação.

1

Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. (boletim de ocorrência);

2

Quando suspeitar - ou tiver certeza - do uso indevido dos seus documentos pessoais, obtenha o máximo de informações acerca da transação comercial ou financeira efetivada para repassá-los à polícia.

Veja como se proteger de outros golpes: