OPEN
BANKING
EXPLI
CADO
Ele pode revolucionar o sistema bancário, mas tem muito tecniquês envolvido – entenda o open banking de um jeito simples.
12 de fevereiro de 2021
Imagine todo o histórico de crédito que você construiu ao longo de anos com um banco – as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos, perfil de gastos…
O é um sistema que permite que você pegue todas essas informações e leve para o banco ou instituição financeira que quiser.
open banking
E por que
eu iria querer isso?
Porque levar suas informações para qualquer instituição financeira permite que você tenha acesso a produtos (e taxas) mais vantajosos.
Por
exemplo:
Você tem conta no banco X e quer um empréstimo. Mas os juros não estão muito bons. Com o open banking, você pode pegar todo o seu histórico e levar ao banco Y. Com essas informações, o banco Y pode te dar uma taxa melhor.
Ao colocar nas mãos das pessoas a possibilidade de levar seus dados para onde quiserem, o open banking aumenta a competição entre os bancos e instituições financeiras – o que traz benefícios para os clientes.
Ou seja:
Por que
já não é assim?
Um dos principais motivos é: não existe hoje uma camada de tecnologia padronizada que permita aos clientes carregar seus dados de um banco a outro. O open banking propõe que todo o mercado financeiro tenha essa camada. As instituições continuariam com todos os mecanismos fortes de segurança, mas agora os clientes podem escolher dividir ou levar seus dados.
Em outras
palavras...
O open banking cria uma forma de instituições financeiras conversarem entre si para que os clientes tenham mais controle sobre suas informações.
Um dos passos mais importantes é garantir a criação de um sistema seguro. No Brasil, isso está sendo desenvolvido agora.