Foi tentar fazer uma transferência e não conseguiu? Veja o que pode estar acontecendo.
11 de fevereiro de 2021
Pix fora do ar?
O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, permite transferências instantâneas e está disponível 24h por dia, todos os dias da semana. O que significa, então, quando o Pix está fora do ar?
Como qualquer sistema, o Pix pode estar sujeito a algum tipo de instabilidade momentânea. Embora isso não seja comum, existem algumas possíveis explicações.
Pode ser instabilidade no app da sua instituição financeira. Nesse caso, reiniciar, desligar e ligar novamente a conexão com a internet ou aguardar alguns instantes pode resolver.
Mas se houver algum tipo de oscilação no sistema do Pix, também não há motivo para preocupação. O sistema é utilizado por diversas instituições financeiras, então a tendência é que tudo volte à normalidade rapidamente.
Alternativas se o Pix estiver fora do ar
– TED ou DOC: não são instantâneos e, dependendo da instituição, podem vir com cobranças. – Transferência para conta da mesma instituição: essa operação é imediata e gratuita, assim como o Pix.
– Boleto: em algumas situações, é possível fazer o pagamento por boleto. Mas, lembre-se: a validação pode levar até três dias úteis. – Pagamento em cartão: se a pessoa que deve receber o valor tiver uma maquininha, o pagamento no cartão de débito é repassado na hora, sem tempo de processamento.
Já ouviu falar do Pix Copia e Cola?