Preço do diesel: como ele é calculado e por que é tão importante para a economia?

4 de fevereiro de 2021

Uma alta de 4,4% no preço do diesel nas refinarias chegou a motivar uma greve. Entenda por que. 

No final de janeiro de 2021, o preço do diesel no Brasil  sofreu um reajuste de 4,4%. Esse aumento foi muito discutido e virou um dos motivos para a organização de uma nova greve dos caminhoneiros -- eles reivindicam, entre outras coisas, uma política de reajustes no preço. E não para por aí: o preço do diesel mexe também com a economia e o dia a dia das pessoas.

O diesel como combustível automotivo é usado, no Brasil, pelos setores agrícola e de transporte rodoviário. Esse último é um dos mais importantes para a economia do país e o responsável por garantir a entrega de mercadorias e abastecimento dos mais diversos produtos e bens -- cerca de 60% da carga de todo o país. 

E por que ele é tão importante?

Ou seja, quando o preço do diesel sobe, ele afeta setores com altíssimo impacto no dia a dia dos brasileiros.

O diesel é  derivado do petróleo e, por isso, seu preço está ligado às variações de preços do barril de petróleo. Esse, por sua vez, é uma commodity, o que faz com que seu preço seja calculado em dólar. Ou seja: não só as variações no preço do barril de petróleo quanto também na cotação do dólar afetam o preço do diesel.

Como o preço do diesel é calculado?