Quanto você vai gastar com amigo secreto?

Veja qual vai ser o gasto médio com o presente. Brincadeira deve movimentar R$ 6,3 bilhões na economia, aponta CNDL/SPC Brasil.

Chegou a época do amigo secreto – ou amigo oculto. Aquele momento do ano de dar uma camiseta e ganhar um peso de papel (e ficar com aquela cara de "nossa, eu amei!" mesmo se remoendo por dentro). 

E pode parecer só mais uma brincadeira de fim de ano, mas a verdade é que essa troca de presentes ajuda a movimentar a economia.

Estima-se que 59,7 milhões de pessoas devam entrar na brincadeira. Entre elas:  - 53% adoram participar - 48% consideram que é uma boa maneira de economizar nos presentes e  -14% participam apenas para não serem julgados como antissociais.

Em média, os consumidores pretendem participar de 1,6 evento de amigo secreto, principalmente entre familiares, com amigos e colegas do trabalho.

E os consumidores pretendem gastar R$ 64,40 com cada presente, em média.

Antes de comprar os presentes, entretanto, vale olhar para as próprias finanças e entender até quanto você pode gastar sem prejudicar o orçamento.

Afinal, participar de amigo secreto pode ser divertido, mas não dá para comprometer as finanças com a brincadeira, okay? (Ainda mais considerando os gastos de começo de ano que vem aí.)

Gastos do começo de ano: veja uma lista com as despesas que vêm por aí

👆🏼