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WhatsApp Business: conhe...

WhatsApp Business: conheça 5 funções úteis para a sua empresa

Os recursos do WhatsApp Business podem auxiliar na comunicação entre o negócio e os clientes. Saiba como a ferramenta funciona como utilizá-la da melhor forma.



Foto de três pessoas (um mulher no meio e dois homens ao lado dela). Ela está segurando o celular numa mão e uma folha de papel na outra. Eles estão numa sala de trabalho, que tem um painel com informações pregadas e um abajur.

O WhatsApp é a rede social mais usada do Brasil, segundo uma pesquisa divulgada em 2024. Atualmente, 61% dos usuários do WhatsApp no Brasil abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, sendo que, desses, 35% deixam o app aberto o dia todo, segundo dados da Opinion Box. E essa popularidade não se dá apenas no uso pessoal, já que 79% das pessoas afirmam se comunicar com empresas por meio do WhatsApp Business, ainda de acordo com a mesma pesquisa.

Por isso, é importante considerar o uso da ferramenta para se comunicar melhor com seus clientes e até alavancar as vendas. Abaixo, confira como funciona o WhatsApp Business e as funções que podem ser úteis para o seu negócio.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão para negócios do aplicativo tradicional – também gratuito e disponível para sistemas Android e iOS. Ele foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas e facilitar a interação com os clientes, oferecendo a possibilidade de automatizar, classificar e responder as mensagens de forma rápida. Além disso, ele exibe informações como o endereço, o e-mail, o site da empresa e mais.

5 funções do WhatsApp Business para usar na sua empresa

A seguir, confira cinco recursos do WhatsApp Business que podem ser úteis para o dia a dia do seu negócio.

1. Perfil comercial

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um perfil profissional, adicionando foto com a identidade visual da empresa, endereço, horário de funcionamento, o tipo de negócio (beleza, vestuário, alimentação, etc), descrição detalhada da sua atividade, site e e-mail ou telefone para contato. 

Para adicionar as informações sobre o seu negócio, é só fazer o seguinte:

  • No aplicativo do WhatsApp Business, toque nas “Configurações”;
  • Depois em “Configurações de negócios”;
  • Em seguida, toque em “Perfil”. Pronto! Agora, é só preencher os dados.

2. Catálogo de produtos

O catálogo funciona como uma vitrine para promover seus produtos e serviços. A função permite que a pessoa empreendedora divulgue e forneça detalhes sobre o que é oferecido. Nela, é possível cadastrar cada item com descrição, fotos, preços e código. Assim, sempre que o cliente quiser conferir essas informações, basta fazer uma busca no perfil da empresa no WhatsApp Business.

Saiba como adicionar um produto ou serviço ao seu catálogo:

  • No aplicativo, toque em “Mais opções”;
  • Depois vá em “Configurações”;
  • Em seguida, selecione “Ferramentas comerciais”;
  • Clique em “Catálogo”;
  • Para criar, toque em “Adicionar item”;
  • Depois, toque no ícone de + e em “Adicionar imagens”;
  • Após essa etapa, toque em “Galeria” para carregar imagens do seu celular; Para tirar uma foto, toque em “Câmera”. É possível adicionar até 10 imagens;
  • Adicione o nome do produto ou do serviço. Você também pode incluir detalhes nos campos opcionais de preço, descrição, link e código;
  • Para concluir, toque em “Salvar”.

3. Mensagens automáticas de saudação e ausência

No WhatsApp Busines,s a pessoa dona do estabelecimento pode criar mensagens que serão enviadas automaticamente para os clientes, evitando que eles fiquem esperando uma resposta por muito tempo.

Dá para elaborar mensagens de saudação, para dar boas-vindas, agradecer pelo contato, e também de ausência, para serem enviadas fora do horário de trabalho, por exemplo. Você pode personalizar as mensagens como quiser, deixando o tom e o texto mais a ver com a sua proposta e público.

Quem quiser configurar uma mensagem, é só seguir as orientações:

  • No app, toque em “Configurações”;
  • E depois em “Configurações comerciais”;
  • Selecione “Mensagem de saudação” ou “Mensagem de ausência”, a depender do que você deseja;
  • E, após inseri-la, toque em “Ativar”.

Você pode optar por editar a mensagem de ausência e agendar quando deseja enviá-la, escolhendo entre as opções: “Sempre enviar”, “Programação personalizada” ou “Após o horário de trabalho”.

4. Etiquetas para organizar as conversas

Garantir a organização é essencial para que as empresas ofereçam um bom atendimento, aumentem as vendas, fidelizem a clientela e prestem um serviço de qualidade.

Para organizar melhor os pedidos, pagamentos, entregas, etc, usuários do WhatsApp Business podem organizar as conversas com os consumidores usando etiquetas coloridas. Dessa forma, é possível separar as mensagens mais urgentes e pedidos preferenciais, por exemplo, e ainda identificar os contatos de um jeito mais rápido.

Dá para criar etiquetas de acordo com as suas demandas e, assim, manter seus contatos agrupados e organizados, facilitando a pesquisa, a comunicação e até estratégias de marketing.

Para adicionar um marcador a um novo contato, basta:

  • Tocar no botão de menu na conversa com o cliente;
  • Selecionar um marcador e salvar.

Caso você queira adicionar um novo marcador, é só clicar no botão de menu, selecionar “Novo marcador” e tocar em “Salvar”.

5. Estatísticas de mensagem

Com o WhatsApp Business você emite relatórios com dados sobre as conversas com os clientes. Dá para saber o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e a quantidade de contatos recebidos.

Ao ter o controle das interações é possível avaliar se é preciso melhorar as estratégias de comunicação. Além de  facilitar as decisões e ações de marketing.

Confira como acessar as estatísticas:

  • Toque no “Menu”;
  • Depois vá em “Configurações”;
  • Em seguida clique em “Configurações de negócios”;
  • E, por fim, em “Estatísticas”. Pronto, você terá acesso às informações.

Extra: Funcionalidades da Conta PJ do Nubank

A Conta PJ do Nubank pode facilitar a comunicação e o relacionamento entre a pessoa empreendedora e cliente. Na hora de fazer uma cobrança, por exemplo, o link de pagamento oferece mais liberdade para o cliente pagar da maneira que preferir, já que ele pode escolher entre Pix, cartão, NuPay e Boleto no Crédito. O link é enviado por mensagem de texto, WhatsApp Business ou pelas redes sociais.

Antes de mandar uma mensagem cobrando seu cliente, você também pode checar na área específica “A receber”, que fica dentro da aba de Gestão do aplicativo do Nubank, os valores recebidos no mês e acompanhar os pagamentos. Assim, você evita qualquer mal-entendido por cobrança repetida.

Além disso, com as Caixinhas do Nubank PJ você pode poupar dinheiro para a empresa, melhorar o planejamento financeiro e ainda criar e alcançar metas financeiras.

Para saber sobre outras funcionalidades úteis para a sua empresa e como a Conta PJ do Nubank pode te ajudar, leia mais em Conta PJ Nubank: tudo o que você precisa saber sobre ela.

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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

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