Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que é qualidade de vid...

O que é qualidade de vida? Por que cuidar do seu tempo faz bem para o seu bolso?

A falta de tempo afeta a qualidade de vida dos brasileiros e uma melhor gestão da rotina tem impactos positivos nas finanças.



O que é qualidade de vida e o que isso tem a ver com o seu bolso? Na imagem, uma mulher de pele parda e cabelos castanho claro, amarrados em um rabo de cavalo, está vestindo um conjunto de yoga roxo, composto por um top e uma calça legging. Ela está sentada em posição de lótus, com as pernas cruzadas e as mãos fechadas apoiadas sobre os joelhos. Seus olhos estão fechados e ela está praticando a técnica de respiração Kapalabhati do yoga. Ao fundo, é possível ver um parque arborizado, transmitindo uma sensação de paz e conexão com a natureza.

Quando foi a última vez que você praticou uma atividade ao ar livre, organizou sua viagem de férias, analisou os seus gastos e suas receitas? Não parece, mas todas essas práticas afetam a sua qualidade de vida. É um conceito amplo, que engloba vários aspectos do bem-estar humano, como saúde física, mental, emocional, financeira, além de questões sociais e ambientais. Em um mundo cada vez mais acelerado, em que o tempo parece estar escasso, organizar a rotina é essencial para melhorar a qualidade de vida. 

Ao longo dos 58 anos da vida adulta dos brasileiros, apenas um quarto do tempo é livre. Considerando que o brasileiro vive em média 76 anos, isso significa que  mais da metade do tempo é ocupado com trabalho, tarefas de casa, dormindo e até no trânsito. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos encomendada pelo Nubank Ultravioleta. São 43 anos ocupados e, em média, 3,8 anos gastos no trânsito e apenas 2 anos de vida descansando. 

Entenda mais como os brasileiros usam o tempo, como as atividades priorizadas afetam a qualidade de vida deles, e saiba como mudar essa realidade. 

O que é qualidade de vida?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Em outras palavras, a OMS está dizendo que a qualidade de vida pode ser entendida a partir ao contexto em que cada pessoa vive e seus planos para o futuro. Então esse conceito abrange dimensões físicas, psicológicas, sociais e ambientais.

Manter uma boa qualidade de vida implica em cuidar da saúde física, saúde mental e emocional, o que inclui ter relacionamentos saudáveis em casa, no trabalho e com os amigos, trabalhar a autoestima, buscar estabilidade econômica, satisfação com a rotina, entre outros fatores. Na prática, qualidade de vida é o equilíbrio entre diversas áreas da vida. 

É nesse equilíbrio que a pessoa tende a ter uma sensação maior de bem-estar, maior  satisfação com a vida e mais resiliência diante dos desafios do dia a dia. Essa combinação é, portanto, essencial para atingir a realização pessoal e viver de maneira mais tranquila.

Qual a relação entre a falta de tempo e qualidade de vida?

A falta de tempo livre é um problema crônico entre os brasileiros. Ainda segundo a pesquisa da Ipsos, encomendada pelo Nubank Ultravioleta, ao longo da vida, os brasileiros têm 26% do seu tempo livre dedicados a atividades não obrigatórias – o que equivale a, aproximadamente, 15 anos de vida adulta. Ou seja, a maior parte da vida do brasileiro é consumida por obrigações e rotinas, e há pouco espaço para atividades de lazer e que geram bem-estar físico e mental – justamente aquelas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. 

O estudo mostra que 7% do tempo de vida dos entrevistados é gasto em trânsito e deslocamento, totalizando em média 3,8 anos da vida adulta, enquanto 5% do tempo de vida deles é dedicado a assistir TV ou a ouvir rádio. O uso de dispositivos eletrônicos, incluindo a TV, ocupa 12% do tempo livre dos brasileiros (7 anos da vida adulta) e apenas 2% do tempo dos entrevistados é dedicado a atividades ao ar livre.

O que os brasileiros fariam se tivessem mais tempo livre? 

A mesma pesquisa revela que, se tivessem mais tempo livre, os brasileiros gostariam de utilizá-lo para viajar (42%), dormir (36%), assistir TV (27%), praticar esportes (26%) e descansar (24%). Porém, é claro que a falta de gestão do tempo e a sobrecarga de atividades rotineiras impedem essa priorização da qualidade de vida no dia a dia. 

Esses desejos refletem a necessidade de mais tempo para atividades de lazer e autocuidado, elementos fundamentais para uma vida equilibrada e satisfatória.

O que a qualidade de vida tem a ver com dinheiro? 

Ter equilíbrio no orçamento e alcançar metas financeiras contribui para a saúde mental e até física das pessoas. Estudos mostram que problemas financeiros geram ansiedade e sintomas físicos, como dores no corpo, no estômago, aumento da pressão arterial, além de prejudicar o sono e aumentar o estresse. 

Em outras palavras, não abrir espaço para cuidar das finanças, além de prejudicar a qualidade de vida, deixa as pessoas efetivamente doentes. Segundo a pesquisa da Ipsos com o Nubank, gerenciar as finanças consome cerca de 2% do tempo de vida de um adulto, o que equivale a 1,1 ano, 400 dias – essa é uma das atividades que os brasileiros menos gostam de fazer.

Se você não dedica tempo suficiente para organizar suas finanças, seu presente e futuro podem ser comprometidos. A escolha de uma instituição financeira que diminui burocracias e oferece soluções ágeis pode liberar tempos valiosos da vida. O Nubank Ultravioleta, por exemplo, ajuda a otimizar o tempo dedicado à gestão financeira, proporcionando mais tempo livre para o que realmente importa, como deveria ser. 

Planejamento financeiro e orçamento familiar: saiba as diferenças e por onde começar para se organizar

Escolhas conscientes para uma melhor qualidade de vida

Investir em uma gestão eficiente do tempo e das finanças não é apenas uma questão de conveniência, mas uma estratégia para melhorar a qualidade de vida. Fazer escolhas conscientes e optar por soluções que simplificam tarefas diárias pode liberar tempo para atividades que realmente trazem bem-estar e felicidade.

Ou seja, entender “o que é qualidade de vida” e aplicar essa compreensão na gestão do tempo e das finanças pode transformar positivamente a rotina, combinando bem-estar físico, mental e social de forma equilibrada e saudável. 

Os resultados do estudo mostram a importância de reavaliar o uso do tempo. Priorizar atividades que promovam bem-estar físico e mental é fundamental para alcançar um equilíbrio desejável. Para isso, são necessárias escolhas mais conscientes e priorizar na rotina as atividades que podem garantir mais qualidade de vida.

Leia mais: 

Como desacelerar? Conheça estratégias e ideias para ter uma vida mais equilibrada

Autonomia, liberdade e independência financeira: qual a diferença entre esses conceitos?

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 5 / 5

Você já votou neste post