Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Caixinhas e rentabilidad...

Caixinhas e rentabilidade Nubank: confira a nova experiência

Ouvimos nossos clientes, e já é possível guardar dinheiro em diferentes caixinhas no app do Nu, seja para uma reserva de emergência, seja para planos para o futuro. Tudo para você ser protagonista da sua vida financeira.



O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e ajudar as pessoas a retomarem o controle sobre seu dinheiro. Essa missão guia tudo o que fazemos – incluindo as novidades que anunciamos hoje.

A conta do Nubank existe desde 2017, e continua com tudo o que tem de melhor: sem tarifas de manutenção, totalmente digital e simples de usar, e contando com o apoio de um atendimento humano, eficiente e focado em resolver os problemas das pessoas. 

Sabemos que guardar dinheiro ainda não é uma tarefa fácil para a maioria dos brasileiros. Por isso, as Caixinhas do Nubank foram criadas para ajudar nessa missão, dando mais uma ferramenta para que as pessoas tomem as melhores decisões financeiras. A ideia é facilitar os seus planos.

Confira as novidades da conta do Nubank disponíveis para te ajudar a alcançar seus planos de vida, e saiba como usar as Caixinhas.

Caixinhas do Nubank: guarde o seu dinheiro separado para facilitar os seus planos

Vocês pediram, a gente ouviu: o Nubank criou uma nova ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, e que te permite personalizar de acordo com as suas metas.

Como utilizar as caixinhas do Nubank no meu planejamento financeiro?

  • Você pode, por exemplo, criar uma caixinha chamada “Reforma da Casa”, e separar seu dinheiro todo mês para a obra;
  • Ao mesmo tempo, pode criar uma outra caixinha chamada “Reserva de Emergência”, onde fica guardado aquele dinheiro de segurança, para usar somente em caso de urgência;
  • Uma terceira caixinha, chamada “Viagem de Férias”, pode reunir o valor que você quer destinar para essa aventura;
  • E assim por diante.

As Caixinhas do Nubank nada mais são que uma ferramenta que conta com opções de investimentos.

Abaixo, saiba quais são os investimentos disponíveis nas Caixinhas.

RDB do Nubank

RDB Diário

O RDB do Nubank é um investimento cujo rendimento acompanha 100% do CDI. Ele é uma boa ideia para quem busca estabilidade. Na modalidade com liquidez diária, você pode pedir o resgate a qualquer momento e o valor volta para sua conta em até um dia útil. O RDB do Nubank ainda tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e é o investimento por trás da sua Caixinha de Reserva de Emergência. Ele também pode ser usado por quem busca mais estabilidade.

RDB Imediato

O RDB do Nubank com liquidez imediata traz todas as características do RDB com liquidez diária. Mas, nesse caso, o resgate do dinheiro cai na sua conta imediatamente. Por isso, esse é o RDB que indicamos para a sua Caixinha de Reserva de Emergência. Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, essa modalidade de RDB permite que você acesse os seus recursos quando quiser. Vale destacar que o RDB Imediato é um investimento exclusivo das Caixinhas do Nubank.

RDB Planejado

Essa opção funciona como os dois tipos de RDBs que você viu acima, mas a diferença é que, com o RDB Planejado, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. 

Para conseguir trancar um valor na sua Caixinha, ela deverá primeiro ter quantias depositadas em um RDB com liquidez diária. A partir do segundo depósito, você poderá escolher o RDB Planejado e o seu dinheiro ficará trancado até o período escolhido. 

Isso significa que a sua Caixinha poderá ter depósitos em dois ativos diferentes, o RDB Diário para valores com resgate em até um dia útil, e valores em RDB Planejado, que ficarão trancados até a data que você selecionou. Lembrando que nos detalhes da Caixinha você conseguirá ver seus valores no saldo trancado e no saldo disponível. 

Não é possível usar o RDB Planejado na Caixinha de Reserva de Emergência.

Importante: Neste primeiro momento, não será possível resgatar os valores antes da data de vencimento escolhida. Por isso, é importante se planejar bem antes de selecionar essa opção.

Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém no RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.

Durante a fase de testes, o RDB planejado estará disponível para uma parte dos clientes Nubank. A nossa intenção é melhorar cada vez mais os produtos, e, aos poucos, ir liberando o acesso para mais pessoas.

Fundo Nu Reserva Imediata

Esse é um fundo de investimento com estratégia majoritariamente de renda fixa. Vale ressaltar que o rendimento dos fundos de investimento pode variar de acordo com diversos fatores, como movimentações do mercado e economia, por exemplo.

Cliente pode escolher onde vai investir

Essas opções são pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente também tem a liberdade de escolher qual se encaixa melhor no seu perfil. Somente a Caixinha da Reserva de Emergência não permite a troca do investimento.

Ao separar o dinheiro para cada uma das suas metas usando as Caixinhas, é possível acompanhar o andamento com facilidade, com o apoio de um monitoramento simples e transparente.

Como as Caixinhas do Nubank funcionam?

Confira o passo a passo para utilizar as caixinhas do Nubank no seu planejamento financeiro:

  1. Toque na aba Planejamento, identificada pelo ícone do cifrão (“$”). A seção das Caixinhas estará lá;
  2. Toque em “Criar Caixinhas”;
  3. Na tela seguinte, você encontra a opção de criar a primeira Caixinha: você pode escolher uma Caixinha pré-sugerida ou criar uma Caixinha só sua, de acordo com o seu objetivo;
  4. Ao selecionar um tema, basta escrever o nome que quiser para a sua Caixinha ou deixar o nome sugerido pelo Nu;
  5. Depois, responda em quanto tempo você quer conquistar esse objetivo e prossiga na seta roxa;
  6. Na próxima tela, responda quanto quer guardar agora e coloque um valor. Neste momento, aparecerá o saldo disponível na sua conta do Nubank. O valor deve ser maior que R$ 1 (um real). Ao preencher, continue na seta roxa;
  7. Na tela seguinte, é imprescindível ler as informações que aparecem na tela. Se quiser entender melhor sobre o produto selecionado, toque no botão “Saiba mais”;
  8. Então, se você tiver concordado com as condições, toque no botão “Confirmar”.
  9. Por fim, digite sua senha e pronto. 
Gif interativo mostrando as funcionalidades das caixinhas, bem como seu funcionamento citado no passo-a-passo acima

Aqui no blog você encontra um post sobre como usar as Caixinhas do Nubank, para ficar de olho em cada detalhe dos seus objetivos financeiros.

“Como tiro meu dinheiro da Caixinha?”

Se você precisar do dinheiro que está nas Caixinhas, o processo para retirar o valor é bem simples. Basta resgatá-lo a qualquer momento e ele estará disponível na sua conta, imediatamente ou em até um dia útil, dependendo do investimento escolhido. 

No caso do RDB Planejado, só é possível resgatar o dinheiro na data escolhida no momento da aplicação.

As Caixinhas são assim: uma boa maneira de organizar, guardar e investir seu dinheiro em poucos passos no app. Elas são sua mais nova parceira na organização financeira. Entre nesse universo e saiba mais sobre as Caixinhas do Nubank.

Importante: Sempre que um valor é colocado em uma Caixinha, fica configurada uma nova operação financeira, independentemente desse dinheiro ter vindo do saldo disponível na conta ou ter acabado de sair do Dinheiro Guardado (Porquinho). 

Em outras palavras, mesmo que o dinheiro tenha vindo antes do Dinheiro Guardado, a cobrança de taxas e impostos é reiniciada nesta nova operação financeira.

Oscilações nas Caixinhas: por que elas acontecem?

Vale sempre ter em mente que ao guardar dinheiro nas Caixinhas, você está aplicando o dinheiro em algum investimento, que pode ser o fundo Nu Reserva Imediata ou RDB. As Caixinhas com o fundo podem variar com movimentos do mercado, como mudanças na economia ou no desempenho de empresas específicas, por exemplo. 

Por isso, é possível que em alguns momentos ocorra variações no valor das Caixinhas. Há eventos que podem impactar mais e outros menos.

Essas oscilações podem até assustar, mas vale lembrar que os fundos têm um time de especialistas que faz uma gestão profissional sobre os melhores investimentos para os objetivos do fundo e dos cotistas.

No caso do Nu Reserva Imediata, a Nu Asset Management – que é a gestora – adota uma estratégia de diversificação dos ativos (investimentos) de renda fixa e um objetivo de superar o CDI no longo prazo. Além disso, ela monitora as variações de mercado para mudar rotas em caso de eventos atípicos ou de alto impacto.

Rentabilidade Nubank: mudança no rendimento automático na conta

A outra mudança na rentabilidade do Nubank é que o rendimento automático da conta vai acontecer de um jeito diferente. Apenas o dinheiro de novos depósitos que ficar na sua conta ou no Dinheiro Guardado (o Porquinho) por mais de 30 dias vai render 100% do CDI automaticamente todos os dias úteis.

Isso significa que assim que chegar o 31º dia, seu dinheiro recebe automaticamente o rendimento retroativo dos 30 dias iniciais e, a partir daí, passa a render todos os dias úteis.

Como funciona o novo rendimento automático da conta do Nubank?

Vamos supor que você faça um depósito de R$ 1.500 na sua conta do Nubank e não leve para nenhuma das suas Caixinhas do Nubank. Veja abaixo o que acontece ao longo do mês.

Dia 1

No primeiro dia, o depósito é feito e você tem R$ 1.500 na sua conta do Nubank.

Dia 15

Esse dinheiro ficou lá sem ser movimentado até agora, mas, no dia 15, você precisou fazer um pix de R$ 500, sobrando R$ 1 mil na sua conta.

Dia 31

No dia 31, é disponibilizado pra você o rendimento retroativo, a 100% do CDI, desses R$ 1 mil que permaneceram na sua conta por 30 dias, desde o dia do depósito. 

Já aqueles R$ 500 que você usou pra fazer o Pix não recebem rendimento. 

CDI Nubank: ilustração indicando o valor recebido a partir da rentabilidade do nubank retroativa no dia 31 do depósito
Dia 31 da rentabilidade Nubank

Dia 31 em diante

Daí em diante, o rendimento diário sobre esses R$ 1 mil passa a ser disponibilizado todos os dias úteis. 

CDI Nubank: ilustração indicando o valor diário recebido, quando já passados 30 dias na conta, referente a 100% do CDI
Rentabilidade Nubank diária após o dia 31

Por que o rendimento automático da Conta mudou?

A mudança no rendimento automático faz com que o Nubank tenha mais eficiência para continuar investindo em produtos inovadores e que te ajudem a cuidar do seu dinheiro, como as Caixinhas. Ao mesmo tempo, ainda te dá a tranquilidade de saber que o dinheiro que fica na conta por mais tempo também está rendendo.

Além disso, quando você movimenta o dinheiro que acabou de depositar, na realidade não consegue acumular muitos rendimentos. Isso acontece porque, nos primeiros 30 dias de um depósito, há o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto que incide nos rendimentos gerados. 

Na prática, o Nubank pagaria 100% do CDI no seu rendimento, mas você receberia só uma pequena parte dele.

O modelo de rendimento é igual ao da Poupança?

Não. O rendimento da conta vai continuar superior, já que a poupança rende atualmente cerca de 63% do CDI, enquanto a conta rende 100% do CDI no Nubank para os valores que permanecerem nela por mais de 30 dias. 

Outra diferença importante é que, enquanto a poupança rende apenas uma vez no mês (nos aniversários dos depósitos), a conta do Nubank tem rendimento em todos os dias úteis após o 31º dia do depósito.

Rendimento: conta do Nubank é melhor que a poupança? 

Qual o rendimento do Nubank hoje? Resumindo a mudança

Confira como funciona o rendimento de 100% do CDI do Nubank da conta do Nubank:

  • O rendimento que você vai ter após 30 dias será o mesmo que você teria se esse valor estivesse rendendo desde o primeiro dia;
  • O dinheiro de novos depósitos que ficarem por mais de 30 dias na conta ou no Dinheiro Guardado (porquinho) terá rendimento de 100% CDI;
  • No 31º dia após o depósito, você terá à disposição o rendimento total que esse valor acumulou nesses 30 primeiros dias. Nós chamamos isso de rendimento retroativo: é como se o seu dinheiro estivesse rendendo desde o primeiro dia em que foi depositado, mas você recebe de uma só vez;
  • Após esse período inicial de 30 dias, o valor passa a render todos os dias úteis;
  • A mudança acontecerá a partir da data informada a você via e-mail ou pelo app Nu, o que deve acontecer nos próximos dias. Ela vale apenas para os novos depósitos em sua conta;

Na prática, pouco muda para você que já tem o hábito de deixar o dinheiro guardado por mais tempo — você apenas pode se organizar de uma maneira mais prática e ordenada com essa função.

Conta do Nubank

Sem burocracia, sem tarifas escondidas, com transferências ilimitadas e rendimento automático maior do que a poupança: a conta do Nubank nasceu para simplificar a vida financeira das pessoas, dando a elas o controle sobre o seu dinheiro.

Leia mais sobre o Nubank: 

Nubank é um dos melhores bancos do mundo e o melhor do Brasil em ranking da Forbes

Nubank expande oferta de investimentos de renda fixa no app

Fundos imobiliários no Nubank: entenda como funciona