No dia da mentira, comemorado em 1o de Abril, o Nubank propõe algo diferente: queremos que as marcas se comprometam a parar com meias-verdades e asteriscos na sua comunicação. É o movimento #AsteriscoNão.
Pedimos nas redes sociais que as pessoas marcassem empresas e instituições que gostariam de ver aderindo a esse movimento.
Em nome da transparência, um valor tão importante para a gente, também fizemos uma revisão de todas as nossas peças. Falamos sobre todas as vezes em que usamos o asterisco no passado – mesmo sem a intenção de esconder algo dos clientes – e criamos um guia aberto sobre quando a gente acredita que vale ou não usar esse recurso da gramática.
O #AsteriscoNão é um movimento para tirar o “jeitinho” e as meias palavras da comunicação das marcas. A gente se compromete a continuar, sempre, nessa luta.
Abaixo, veja o nosso manifesto completo.
#AsteriscoNão: o manifesto
No Dia da Mentira, uma carta aberta pela verdade
Precisamos falar do que as marcas têm disfarçado por todo esse tempo. Aquelas letrinhas camufladas nas propagandas. E principalmente do símbolo que é usado para esconder o que elas dizem: os asteriscos.
Eles sempre aparecem juntos de benefícios grandiosos.
Ilimitado*.
Taxa Zero*.
Free*.
E, lá embaixo, a verdade.
Ou melhor, a parte da verdade que é menos interessante. Os poréns. “É por tempo limitado”, “Somente gastando acima de R$100”.
Dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira. Mas todo dia parece um pouco 1º de abril quando marcas usam esse recurso.
Vão dizer por aí que fazer isso não é mentir. Mas, para nós, isso também não é dizer toda a verdade.
Por isso, convidamos toda e qualquer marca a abolir de vez o uso desses asteriscos. Acreditamos que é possível colocar isso em prática. E falamos como em sou.nu/asterisconao
Então, se você conhece alguma empresa que deveria fazer parte desse movimento, marque o @ dela aqui nos comentários.
Viu asteriscos por aí? Proteste com #AsteriscoNão
Nesse dia da mentira, vamos fazer um movimento pela verdade.