Você conhece a tecnologia por aproximação, também chamada de “contactless”? Ela é uma forma de transmissão de dados que permite fazer pagamentos sem inserir o cartão de crédito na maquininha. Como o Nubank nasceu para simplificar a vida financeira das pessoas, essa tecnologia já está disponível para que os nossos clientes dos cartões Nubank e Ultravioleta realizem pagamentos, inclusive no transporte público.
Pagar a tarifa de ônibus e metrô com os nossos cartões é simples: basta aproximar o cartão do leitor para liberar a catraca. E você nem precisa usar o seu cartão físico. É possível realizar pagamento por aproximação com os cartões do Nubank usando o celular.
Em quais cidades é possível usar o pagamento por aproximação com o Nubank no transporte público?
Confira algumas das cidades onde já é possível realizar o pagamento por aproximação com o Nubank em algumas linhas de ônibus, metrô e trem.
Para conferir a relação completa, com todas as cidades que aceitam os cartões do Nubank para pagamento do transporte público, cheque a lista no site da Mastercard.
Brasília (DF)
Todas as linhas de ônibus e também de metrô da capital têm a tecnologia que permite o pagamento por aproximação.
Belo Horizonte (MG)
Todas as estações de metrô da cidade de Belo Horizonte têm a tecnologia para pagamento por aproximação.
Curitiba (PR)
Todas as linhas de ônibus da cidade têm a tecnologia que permite o pagamento por aproximação.
Goiânia (GO)
Todas as linhas de ônibus da cidade têm a tecnologia que permite o pagamento por aproximação com os cartões Nubank e Ultravioleta, e carteiras digitais do celular.
Maceió (AL)
Todas as linhas de ônibus da capital do Alagoas têm a tecnologia que permite o pagamento por aproximação.
Rio Grande (RS)
Todas as linhas de ônibus da cidade têm a tecnologia que permite o pagamento por aproximação.
Rio de Janeiro (RJ)
Algumas linhas de trem operadas pela Supervia contam com a tecnologia para pagamento por aproximação com cartão. Além disso, todas as estações de metrô já contam com essa possibilidade.
Confira a relação das linhas que aceitam o seu cartão como pagamento:
Estações de Metrô do Rio de Janeiro:
Tecnologia disponível em todas as estações da cidade do Rio de Janeiro – RJ.
Estações de Trem da Supervia:
Central do Brasil, Madureira, São Cristóvão, Nova Iguaçu, Campo Grande, Duque de Caxias, Maracanã, Santa Cruz, Queimados, Gramacho, Bangu, Méier , Engenho de Dentro, Engenheiro Pedreira, Nilópolis, Belford Roxo, Comendador Soares, Austin, Deodoro, Bonsucesso, Saracuruna, Paciência, Realengo, Marechal Hermes, Mesquita, Ricardo de Albuquerque, Edson Passos, Triagem, Padre Miguel, Praça da Bandeira, Cascadura, Jardim Primavera, Penha Circular, Piedade, Senador Camará, Coelho da Rocha.
Barcas
Tecnologia disponível nas barcas da cidade do Rio de Janeiro – RJ.
São Paulo (SP)
O pagamento por aproximação nos ônibus de São Paulo começou a ser testado em setembro de 2019 pela prefeitura da cidade. Apenas algumas linhas contam com ônibus equipados com a tecnologia. Todos os veículos que permitirem pagar a tarifa usando o cartão por aproximação ou carteira digital no celular possuem um adesivo de identificação.
Confira a relação das linhas que aceitam o seu cartão como pagamento:
Ônibus metropolitano EMTU:
Tecnologia disponível em todos os ônibus metropolitanos da cidade de São Paulo – SP
Metrô e Trem:
A tecnologia está disponível atualmente em 13 estações:
- Linha 7- Estação Barra Funda;
- Linha 1 – Estação Jabaquara;
- Linha 10 – Estação Ipiranga;
- Linha 2 – Estação Consolação;
- Linha 11 – Estação Brás;
- Linha 3 – Estação Belém;
- Linha 12 – Estação Tatuapé;
- Linha 13 – Estação Aeroporto Guarulhos;
- Linha 2 – Estação Trianon Masp;
- Linha 5 – Estação Campo Belo;
- Linha 8 – Estação Osasco;
- Linha 9 – Estação Granja Julieta;
- Linha 9 – Estação João Dias.
Ônibus urbano SPTrans:
A tecnologia está disponível em aproximadamente 200 ônibus municipais em 14 linhas da capital paulista e também está disponível nos terminais Mercado, Sacomã, Vila Prudente (exclusivo para o pré-embarque da linha 5109-10) e em algumas estações do Expresso Tiradentes.
Salvador (BA)
O metrô da capital baiana pode ser acessado pagando diretamente com o cartão de débito na catraca. Nos bloqueios sinalizados com adesivo, basta aproximar o cartão físico ou a carteira digital e aguardar o sinal verde para passar.
Como pagar o ônibus, metrô e trem com o Nubank?
Para pagar transporte público com os cartões do Nubank, você pode:
- Aproximar o seu cartão físico do local de cobrança da catraca;
- Ou aproximar o seu celular ou smartwatch da catraca, caso tenha o seu cartão do Nubank cadastrado em uma carteira digital nesses dispositivos.
Para clientes do Cartão Nubank e Cartão Ultravioleta, o valor da tarifa de ônibus será debitada do limite e irá aparecer diretamente na fatura, sem nenhum custo adicional por isso.
Clientes com a função débito também poderão utilizar o pagamento por aproximação. Basta ter saldo disponível na Conta do Nubank para que a transação seja realizada.
Como os aparelhos dos ônibus que vão ler seu cartão para fazer a cobrança não oferecem a possibilidade de escolha entre função débito ou crédito, a transação será feita na opção “padrão” do seu cartão ou na que é permitida na cidade.
Assim que um cliente recebe o cartão, essa opção padrão é o crédito. Mas, caso o usuário não tenha feito nenhuma transação usando o crédito, a passagem será cobrada na função débito. Ou seja, sua compra no transporte público será debitada da Conta do Nubank.
Quem escolher pagar usando o contactless não vai precisar comprar ou recarregar o bilhete do transporte público. Assim, o usuário ganha tempo na hora do embarque.
É importante ressaltar que, neste momento, não haverá integração com metrô e outros ônibus, como acontece com o bilhete único da cidade de São Paulo, por exemplo. Toda vez que o usuário passar pela catraca, o valor total da passagem será debitado do limite do seu cartão de crédito ou da sua conta.
Quer saber mais sobre a tecnologia contactless, que permite pagamentos por aproximação, sem precisar inserir o cartão na maquininha? Clique aqui.
Leia também:
Limite do cartão de crédito: por que cada pessoa recebe um diferente?
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}