Basta um novo ano começar para que a vontade de mudar apareça. Parte dessas mudanças pode ser traduzida em metas para 2025. Ao realizá-las, é possível alterar algumas áreas da vida. Mas existem objetivos que também podem ajudar a melhorar a sua vida financeira, mesmo que eles não se realizem.
Entenda melhor abaixo.
Como as metas para 2025 podem ajudar a melhorar a sua vida financeira?
Com as metas para 2025 traçadas, é possível:
- Entender o que você quer e também quais são as suas prioridades (e isso se aplica às finanças, principalmente em investimentos);
- Identificar a energia e os recursos de que você precisa para realizá-las;
- Compreender melhor a sua rotina;
- Desenhar um plano de ação para uma meta também te ensina a fazer um plano de ação de uma meta financeira.
Metas para 2025: 5 ideias que podem melhorar a sua vida financeira
As metas para 2025 servem para você começar o ano bem — afinal, cuidar do seu bem-estar é fundamental, principalmente quando você pode organizar melhor suas finanças e equilibrá-las com os momentos de desaceleração da rotina. E algumas delas também podem melhorar a sua vida financeira direta ou indiretamente.
Confira 5 ideias de metas para 2025:
1. Ter mais momentos de lazer
A primeira meta para a sua saúde financeira no próximo ano é exatamente essa: se possível, não cortar todos os gastos ligados ao que te traz felicidade.
Gastar com lazer, hobbies ou itens que te trazem alegria é parte importante da rotina – sejam eles idas ao cinema, teatro, restaurantes, pequenas viagens em família, ou simplesmente os ingredientes para aquela receita especial que não estava na lista de compras do supermercado.
Privar-se totalmente dessas atividades pode tornar ainda mais difícil criar uma rotina sustentável com seu dinheiro, além de prejudicar a sua saúde emocional. Isso significa que você pode encaixar tudo o que for relacionado a lazer no planejamento financeiro, sem culpa, de acordo com o que é possível para sua realidade e seus planos a longo prazo. O segredo é aproveitar o presente sem tirar o foco do futuro.
2. Perder o medo de falar sobre finanças
Falar de dinheiro é um assunto que pode ser delicado para algumas pessoas. Falar de dinheiro com quem parece entender mais sobre o assunto, então, pode ser até mesmo um tanto intimidador.
Por isso, uma boa meta é perder o medo de questionar. E isso vale para qualquer situação que envolva suas finanças, desde dúvidas que aparecem no momento da contratação de qualquer tipo de serviço, sobre investimentos e até na hora de trocar experiências sobre a vida financeira com outras pessoas.
Lembre-se: ninguém é obrigado a saber ou entender todos os termos usados no mercado financeiro, por isso conversar sobre o assunto ajuda a ter mais tranquilidade para lidar com as próprias finanças.
3. Montar um orçamento efetivo
Parece complicado, mas montar um orçamento familiar ou um planejamento financeiro para seu projeto de vida é algo que pode ser feito sem nenhuma ferramenta específica. O mais importante é saber qual é a renda da família e os gastos de manutenção desse custo de vida.
Ter um orçamento ajuda também a tirar aquelas metas antigas do papel. Fazer uma análise de todos os ganhos e despesas é a primeira etapa para entender o quanto você pode poupar ou reservar para realizar algum sonho.
Depois, coloque no papel (ou em uma planilha) todos os gastos que envolvem a meta. Assim, você consegue calcular quanto tempo é necessário para chegar lá, conforme a sua realidade financeira.
4. Melhorar os hábitos financeiros
Criar novos e bons hábitos ou abandonar outros que não te fazem tão bem é sempre um desafio e com as finanças não é diferente. Por isso, esta pode ser também uma sugestão de meta para o novo ano.
Todo mundo tem uma noção do que tem feito certo e onde pode melhorar em relação à forma como lida com o próprio dinheiro. Dessa maneira, uma meta financeira possível é aquela em que você pode agir dentro das suas necessidades e realidade.
Por exemplo, se você tem o hábito de pagar suas contas com atraso porque acaba perdendo os prazos, pode estabelecer a meta de usar os recursos que a sua instituição financeira oferece para organizar os boletos.
O Assistente de pagamentos do Nubank pode ser um bom aliado nessa tarefa. A ferramenta gerencia suas contas em um só lugar e funciona como um assistente virtual, pagando as contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix –, te lembrando das datas de vencimento, avisando quando boletos são cadastrados no seu CPF e quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto.
Com ele, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.
Outro exemplo de meta que ajuda a melhorar seus hábitos financeiros é anotar as despesas que aparecem fora do seu planejamento, para que nenhum gasto se perca e acabe atrapalhando a sua organização.
Por menor que sejam os valores, eles podem acabar impactando os seus planos Por isso, quanto antes você começar a aplicar esse hábito, mais rápido você irá alcançar suas metas mais robustas.
5. Aprender sobre investimentos
Ter uma reserva de emergência pode ser uma meta importante para a sua saúde financeira. Mas, se você já atingiu esse objetivo, vale começar a olhar para o universo dos investimentos com mais atenção e realizar metas de longo prazo, como a aposentadoria.
Hoje, é possível encontrar diversas opções no mercado que fazem sentido para os seus planos e perfil de investidor. E dá para ir além: se você já investe, uma boa meta para 2025 pode ser aprender mais sobre investimentos para diversificar a carteira e colher mais frutos no próximo ano.
Os clientes do Nubank, por exemplo, podem investir de opções mais conservadoras, como títulos do Tesouro Direto e produtos de renda fixa como CDBs e LCI e LCAs, àquelas mais arrojadas, como ações, BDRs, ETFs, fundos imobiliários e fundos de investimento com estratégias sofisticadas. Dá até para comprar criptomoedas.
Como investir no Nubank? Conheça todas as opções de investimentos que existem no app
Leia também:
Técnica pomodoro: como o método ajuda a gerenciar melhor o tempo e ser mais produtivo
Autonomia, liberdade e independência financeira: qual a diferença entre esses conceitos?
7 dicas para alcançar a independência financeira
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}