Fazer uma compra sem inserir o cartão de crédito na maquininha e sem digitar a senha: assim é a tecnologia de aproximação, criada para facilitar a vida dos clientes na hora de finalizar uma compra presencial.
No Nubank, ela funciona para os clientes que possuem o novo modelo do cartão de crédito e é disponibilizada pela bandeira do roxinho, a Mastercard.
Hoje, no Brasil, mais de 4.500 cidades já estão aptas a realizar este tipo de pagamento, mas a simplicidade para concluir a transação pode deixar algumas pessoas um tanto quanto desconfiadas.
“Mas… e se meu cartão estiver no bolso e aproximarem uma maquininha sem que eu perceba?” “E se eu perder meu cartão de crédito? Podem gastar todo meu limite?
Fique tranquilo. Abaixo, respondemos essas e outras perguntas sobre a segurança do contactless.
1. O que é a tecnologia contactless?
Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia, que protegem as informações a cada transação. É uma técnica mundialmente utilizada com diversas camadas de segurança para comunicação de dados.
Com essa tecnologia sem contato, o cliente pode manter o seu cartão em mãos o tempo todo – não é preciso dar o cartão para o lojista, por exemplo. Isso dificulta bastante que alguém copie os dados do seu cartão.
2. O contactless é seguro?
Esse é um tipo de transação tão segura quanto fazer uma compra online com o cartão, por exemplo. Existem diversas camadas de segurança que protegem todas as transações com cartão de crédito – incluindo as operações por aproximação. A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para identificar atividades suspeitas e interromper a ação. Além disso, o Nubank tem sistemas próprios de detecção de fraudes.
3. “Se eu perder o cartão de crédito, podem gastar todo meu limite usando o contactless?”
Não. É importante ressaltar que as transações por aproximação têm um limite de R$200 – ou seja, a senha é necessária para compras acima de R$200. Além do mais, só é possível utilizar o contactless no máximo 5 vezes ao dia, sem usar a senha entre operações.
Em caso de perda ou roubo, o cliente deve fazer o bloqueio do cartão imediatamente, pelo atalho de cadeado no app instalado no seu celular, e entrar em contato com nossa equipe de atendimento para solicitar a segunda via.
4. “E se aproximarem uma maquininha do meu bolso?”
Esse não é um cenário muito provável. As transações por aproximação só podem ocorrer se o cartão ou dispositivo estiver muito próximo do terminal de pagamento (menos de 4 cm). Em situações de aglomeração, como carnaval e outros eventos, a recomendação é manter o cartão na carteira ou bolsa, sempre com você.
5. “Posso desativar a opção de compras por aproximação?”
A resposta é sim! Agora, caso o cliente queira, pelo próprio app, é possível desabilitar a função contactless.
Fazer isso é bem simples:
- Na tela inicial do app, toque em “Meus cartões”;
- Selecione o cartão físico;
- Insira a senha de 4 dígitos;
- Clique em “Configurar cartão”;
- Desative o botão “Comprar por aproximação (contactless)”.
Vale prestar atenção pois, no transporte público, o pagamento por aproximação pode acontecer mesmo com a funcionalidade bloqueada.Isso acontece por causa do próprio sistema das catracas, que é liberada mesmo se a transação for recusada – e, com isso, é enviada uma cobrança de compra online.
Se isso acontecer com você, entre em contato com o nosso atendimento que nosso time vai te ajudar a resolver a situação.
Em resumo: o contactless é uma tecnologia segura e que ajuda os clientes a economizar tempo e simplificar pagamentos.
Ficou com mais alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe pelos canais oficiais de atendimento.
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