Construir times fortes e diversos: esse é um dos pilares da cultura do Nubank desde a nossa fundação, em 2013.
Por aqui, a gente acredita que é importante reunir pessoas com repertórios e vivências diferentes, para criar um ambiente que permita a cada uma delas se expressar como deseja, em sua forma mais autêntica, sem sentir medo de serem quem são.
Ao fazer isso, nosso objetivo é refletir a diversidade existente nos mercados onde operamos e potencializar o impacto dos nossos produtos e serviços.
Quando nos encontramos em nossas diferenças, criamos produtos e serviços melhores e mais inclusivos.
Hoje, Nubankers autodeclarados parte da comunidade LGBTQIAPN+ são 24% da população da empresa, ocupando 18% dos cargos de liderança, segundo o último relatório ESG do Nubank. Dentro do Nu, qualquer pessoa que pertença a essa comunidade pode fazer parte do NuPride.
Neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebramos a existência desse grupo e a trajetória de Nubankers que estão escrevendo um legado cheio de orgulho.
O que é o NuPride?
O NuPride é um grupo de afinidade do Nubank destinado às pessoas que se identificam como LGBTQIAPN+. Ele existe desde 2019 e é um espaço seguro de troca de experiências.
Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo, estão: rodas de conversa, compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento profissional, palestras, acolhimento sobre questões que impactam a comunidade, atividades culturais, atividades esportivas, entre outros.
“Assim como acontece com outros grupos de afinidade existentes no Nubank (como o NuBlacks, o NuPlural, o PurpleParents e o NuWomen), o NuPride é um grupo de afinidade institucionalizado. Isso significa que todo o trabalho é feito em parceria com o time de Diversidade e Inclusão para a aplicação da estratégia global de D&I do Nubank”, afirma Helena Bertho, Diretora Global de Diversidade e Inclusão do Nubank.
Renan Dias, Agile Specialist e líder do NuPride, destaca algumas das atividades realizadas pelo grupo. “Nós fazemos encontros mensais com temas diversos, em que falamos sobre pessoas da nossa comunidade que fizeram a diferença em projetos aqui dentro, habilidades que podemos desenvolver e como podemos nos ajudar”, explica.
Guilda Trans: um espaço para pessoas transexuais, travestis e não-binárias
Dentro do NuPride, há também uma ramificação: trata-se da Guilda Trans, um espaço destinado exclusivamente para as pessoas do Nubank que se identificam como trans, travestis e não-binárias.
“Na Guilda Trans, temos a oportunidade de falar sobre questões específicas da comunidade trans, que vão desde benefícios, como por exemplo, plano de saúde, até o desenvolvimento profissional das pessoas que estão neste grupo a partir de programas de mentoria e conversas intencionais, por exemplo. Está no nosso radar trazer cada vez mais visibilidade para essa comunidade”, afirma Cael Santos, analista do time de Fraude, co-líder do NuPride e representante da Guilda Trans do Nubank.
Cael é uma pessoa transmasculina e pansexual. No dia a dia, além de trabalhar com prevenção a fraudes financeiras, ele trabalha ativamente na gestão do grupo de trabalho do NuPride e na definição do calendário de atividades para a comunidade.
“Isso significa que nós também apoiamos o time de D&I na criação de conteúdos e treinamentos para termos um ambiente inclusivo, livre de discriminação e que respeite as múltiplas diversidades, além de, por exemplo, contribuir nas discussões para o desenho dos programas de vagas afirmativas”, diz.
Orgulho e pertencimento no Nubank
No Nubank, acreditamos que quando uma pessoa se sente parte de algo, ela inova, causa impacto positivo e duradouro e muda o status quo. Criamos espaços para que nubankers se sintam pertencentes e busquem essa transformação, de dentro para fora. É por isso que grupos de afinidade como o NuPride são tão importantes.
“Acho que o principal é fazer com que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas. Elas não são as únicas passando pelo que estão passando e, no grupo, podem encontrar amigos que vão dar suporte. Eu acho que é muito sobre esse lugar de se ver e se reconhecer no outro”, diz Cael.
Renan compartilha a mesma perspectiva, e acrescenta ainda que ambientes mais diversos contribuem também para a estratégia de mercado. “Diversidade e inclusão são essenciais para o sucesso de um negócio e não existe diversidade e inclusão se as pessoas não se sentem seguras em serem quem são. Acredito que o NuPride é uma porta para isso. Aqui é um lugar onde você consegue se perceber representado e entende que pode chegar onde você quiser”, conclui.
Leia também:
Relatório ESG do Nubank 2022: conheça os principais indicadores