Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que é home equity? Com...

O que é home equity? Como funciona?

Termo é usado para identificar o empréstimo com imóvel de garantia, comum em países da Europa e nos Estados Unidos.



Home equity: uma casa em preto e branco sobre um chão roxo.

Quando se fala de empréstimo, existem diversos tipos no mercado: empréstimo pessoal, empréstimo consignado, financiamento, empréstimo com garantia, entre outros. Um desses tipos é o “home equity”, ainda não muito conhecido ou comum no Brasil, mas que está em discussões do Banco Central para se tornar mais acessível. Mas, afinal, o que é home equity? Como ele funciona? 

Resumidamente, o home equity é uma modalidade de empréstimo com garantia que permite à instituição financeira cobrar juros mais baixos e possibilitar o pagamento em um prazo maior – já que, por contar com essa garantia, os riscos de inadimplência são mais baixos. 

Abaixo, entenda melhor como funciona essa operação de crédito e quais são as suas características.

O que é home equity?

Home equity é o termo em inglês para a modalidade de empréstimo com imóvel de garantia. Por ser mais comum em países da Europa e nos Estados Unidos, esse termo acabou sendo adotado também no Brasil. 

Ele funciona da seguinte forma: uma pessoa – ou empresa – que busca crédito em alguma instituição financeira aceita ceder um imóvel quitado e em seu nome à instituição como forma de garantia pelo crédito, mas somente até a operação ser quitada. 

Assim, o banco se torna dono do imóvel durante o período que a dívida existir – existe a transferência da propriedade para o nome do banco ou instituição. É um processo de alienação fiduciária, como explicamos aqui

Outra diferença do home equity para outras modalidades de empréstimo é que o valor emprestado pela instituição pode ser usado para qualquer finalidade – não é necessário especificar para quê o dinheiro será usado. Ao contrário de um financiamento, por exemplo, no qual o dinheiro emprestado precisa ter um destino específico. (Veja aqui sobre a diferença entre empréstimo e financiamento). 

Vale dizer também que o home equity pode ser contratado por pessoa física ou pessoa jurídica, contanto que tenha um imóvel quitado no nome ou razão social

Qual a vantagem do home equity?

Para quem contrata um empréstimo por essa modalidade, a vantagem é poder pagar taxas mais baixas e em prazos mais longos. Uma característica do home equity é que ele tende  a custar menos para as pessoas, dado que, por conta da garantia de imóvel, o risco que o banco assume ao conceder crédito é menor – e ele pode cobrar menos juros por isso.

Home equity e hipoteca – qual a diferença?

Ambas são tipos de empréstimo com imóvel de garantia. A grande diferença é que, no caso da hipoteca, o imóvel continua sob a propriedade e no nome de quem contratou o empréstimo, e não com a instituição.

Isso faz com que o risco assumido pela instituição ao conceder o empréstimo seja maior e, consequentemente, os juros sejam mais altos.

Vale lembrar que o conceito de hipoteca no Brasil é diferente do adotado em outros países, como os Estados Unidos. Por aqui, a hipoteca sempre foi a garantia usada no financiamento imobiliário; ela passou a ser menos usada depois de permitida e introduzida a alienação fiduciária no processo de empréstimo e financiamentos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.43 / 5

Você já votou neste post