Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que pode ser deduzido ...

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda 2024?

Alguns gastos relacionados à educação, saúde e doações, por exemplo, podem ser deduzidos no Imposto de Renda, ajudando a diminuir o imposto a ser pago ou aumentar a restituição.



Existem algumas despesas que podem ser usadas a seu favor na hora de prestar contas à Receita Federal. É que elas podem ser deduzidas, ou seja, abatidas da sua declaração do Imposto de Renda. Ao fazer isso, é possível reduzir o quanto você pagará de impostos ou aumentar o valor da restituição. Então, o que pode ser deduzido no Imposto de Renda? 

Basicamente, gastos relacionados à educação, saúde, doações, pensão, previdência privada ou com dependentes podem ser deduzidos na sua declaração do IR. Mas é preciso atenção para entender exatamente quais despesas, dentro dessas categorias, podem ser deduzidas.

Em 2024, o prazo para declarar o Imposto de Renda vai de 15 de março a 31 de maio.  Confira, a seguir, quais são os diferentes tipos de dedução e o que deduzir do Imposto de Renda.

E para entender porque é necessário pagar o IR, assista ao vídeo abaixo.

Importante: o texto abaixo é um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda varia de acordo com o tipo de dedução que o contribuinte vai incluir na declaração, sendo elas:

  • Gastos dedutíveis: eles reduzem a base de cálculo do imposto. Ou seja, tudo o que você declarar aqui diminui o montante total sobre o qual é aplicada a alíquota do imposto. Por exemplo: uma pessoa cuja renda mensal é de R$ 10 mil está na faixa mais alta de tributação do Imposto de Renda, de 27,5%. Depois de todas as deduções serem aplicadas, o valor da renda bruta (sobre a qual incide o imposto) pode cair, fazendo com que a alíquota do Imposto de Renda fique menor.
  • Deduções do imposto devido: esse tipo de dedução reduz direto o valor do imposto a ser pago.

Gastos dedutíveis no Imposto de Renda

Saúde

Gastos com consultas particulares, médicos, hospitais, cirurgias plásticas relacionadas à saúde, tratamentos dentários (exceto clareamento dental), fisioterapia, tratamentos psicológicos e psiquiátricos, exames, tratamento de saúde no exterior, plano de saúde, próteses e despesas com cadeira de rodas podem ser abatidos do Imposto de Renda.

Educação

É possível deduzir do Imposto de Renda os seus próprios gastos com educação e os de quem você declarar como dependente. Porém, é preciso seguir os critérios do que a Receita aceita dentro dessa categoria.

Só podem ser deduzidos gastos relacionados à: educação infantil (creches e pré-escolas); ensino fundamental; ensino médio; educação superior, compreendendo graduação, pós-graduação mestrado, doutorado e especialização; e educação profissional (ensino técnico e o tecnológico).

Como declarar os gastos com educação no Imposto de Renda?

Previdência privada

Contribuintes que têm plano de previdência do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) podem reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda em até 12%. No entanto, a regra não se aplica para os planos VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Dependentes

Cada dependente que entra na declaração do contribuinte garante uma dedução de R$ 2.275,08 na base de cálculo de seu imposto.

Entenda como declarar dependentes no Imposto de Renda.

Contribuição ao INSS

Todo tipo de contribuição à previdência social, seja descontada da folha de pagamento do trabalhador registrado ou recolhida pelos autônomos, é dedutível na declaração.

Deduções do imposto devido 

Doações

Os pagamentos feitos em forma de doação para fundos municipais ou estaduais, e as contribuições a programas de incentivo nacionais podem deduzir em até 6% o imposto. 

Tipos de declaração têm influência na dedução do Imposto de Renda

As deduções do Imposto de Renda são diferentes de acordo com o tipo de declaração que o contribuinte escolher – declaração completa ou declaração simplificada. 

Isso porque o modelo de declaração completa permite o detalhamento de todos esses gastos extras e, consequentemente, a possibilidade de restituí-los.  

Porém, recomenda-se que, antes de escolher entre as opções, o contribuinte preencha todas as despesas dedutíveis como se fosse escolher a declaração completa. E aí, na sequência, o programa do Imposto de Renda vai verificar a opção de tributação, que mostrará o imposto a pagar ou a restituir em cada modelo.

Entenda mais sobre os tipos de declaração que podem ser enviadas à Receita Federal. 

Como as deduções impactam a restituição do Imposto de Renda?

Em resumo, quem tem muitas deduções a fazer (dependentes, despesas médicas, gastos com educação, aposentadoria privada etc) pode ter uma restituição maior, exatamente por conta dos descontos no imposto que acumulam com essas despesas.

Se, no acerto de contas com a Receita Federal, for identificado que você recolheu mais imposto do que deveria, essa parte “extra” da contribuição é devolvida. A restituição do Imposto de Renda é exatamente essa diferença. O valor que cada contribuinte pode receber, portanto, varia.

Portanto, quanto mais despesas dedutíveis você tiver, maior deverá ser a sua restituição. O pagamento dos lotes das restituições do Imposto de Renda 2024 começa em 31 de maio.

Saiba tudo sobre a restituição do Imposto de Renda 2024 aqui. 

Leia mais:

Imposto de Renda 2024: tudo o que você precisa saber

Mudanças no Imposto de Renda 2024: entenda novas regras

Autorização de acesso do Imposto de Renda: o que é e quem pode usar?

Importante: as informações abaixo são um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.21 / 5

Você já votou neste post