No mundo dos empréstimos, a atenção aos termos e às condições que aparecem no contrato são fundamentais para evitar cobranças indevidas ou outros problemas no caminho. Dentro desse vocabulário estão os juros remuneratórios, que são diferentes das taxas de juros pagas por um atraso no pagamento das parcelas, conhecidas como juros de mora.
A seguir, entenda o que são os juros remuneratórios, como se aplicam nos contratos de empréstimos e qual a diferença entre os juros moratórios.
O que são os juros remuneratórios?
Os juros remuneratórios são uma espécie de remuneração paga para a instituição financeira por conceder crédito. Eles são cobrados em operações de empréstimo, financiamento ou qualquer outro crédito.
Também conhecidos como juros compensatórios, eles têm as taxas estabelecidas durante a contratação do empréstimo e devem ser aceitos pelo cliente.
Na prática, os juros remuneratórios são os juros pagos pelos clientes ao contratar um empréstimo.
Qual o valor dos juros remuneratórios?
Todo o mês, o Banco Central divulga uma taxa média de mercado, que dita a recomendação a ser seguida pelos bancos e instituições na cobrança dos juros remuneratórios. Quando a taxa cobrada for acima dessa taxa média, eles são considerados abusivos.
Juros remuneratórios nos empréstimos do Nubank
Quando um cliente faz um empréstimo pelo Nubank, os juros remuneratórios já estão inclusos no contrato de forma transparente, assim como todos os custos e condições de pagamento.
Pelo app do Nu, você consulta todas as informações dessa operação – desde as modalidades de empréstimo que estão disponíveis, fazer simulação, contratar, adiantar parcelas e acompanhar o andamento do empréstimo. É você no controle de tudo.
Qual a diferença entre os juros remuneratórios e os juros de mora?
Os juros remuneratórios são uma forma de remunerar a instituição financeira pelas operações de crédito, enquanto os juros de mora (ou juros moratórios) são cobrados em casos de inadimplência do pagamento de uma prestação, como no atraso da fatura do cartão de crédito.
No caso dos juros de mora, quanto maior for o tempo de atraso no pagamento, maiores são os juros.
Vale ressaltar que os dois tipos de juros existem em um mesmo contrato e podem incidir ao mesmo tempo para um cliente que atrasar os pagamentos. Por essa razão, tenha cuidado ao contratar um empréstimo para tentar se manter em seu planejamento financeiro.
Leia também:
Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?
O que é CET, o Custo Efetivo Total, e como ele afeta o seu empréstimo?
Cheque especial: o que é, como funciona e por que fugir dele
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história