Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Selic cai pra 3% –...

Selic cai pra 3% – o que isso significa? Como te afeta?

Devido aos impactos causados pela pandemia do Covid-19, o Copom reduziu a taxa básica da economia de 3,75% para 3% no dia 6 de maio. Entenda melhor essa decisão.



Taxa Selic: ilustração mostra três pessoas vistas de cima sentadas em uma mesa roxa

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, no dia 6 de maio, reduzir a taxa Selic em 0,75 pontos percentuais – de 3,75% para 3%. Este é o sétimo corte seguido na taxa Selic, que hoje está no menor patamar da história. Mas o que esse corte significa e por que foi feito? Como afeta no seu dia a dia?

O que é a Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia – e, por isso, afeta suas aplicações financeiras, a rentabilidade da sua poupança, e também as taxas de juros cobradas pelos bancos. 

Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, com base em diversos indicadores financeiros do país e funciona como uma referência para a economia brasileira. 

Na prática, os ajustes na Selic têm como um dos principais objetivos controlar a inflação e estimular ou desestimular a economia: 

  • Ao aumentar a Selic, a economia desacelera – diminuindo a inflação;
  • Ao diminuir a Selic, a economia acelera – aumentando a inflação.

 Veja mais: O que é a Taxa Selic. 

Como a queda da Selic me afeta?

Basicamente, os cortes na Selic fazem com que os rendimentos de investimentos em renda fixa, como a poupança, títulos do Tesouro Direto, CDBs e fundos, fiquem menores, pois ela impacta diretamente o CDI – índice usado para indicar o rendimento. 

Com a Selic em 3%, a poupança passa a render 2,1% ao ano e 0,17% ao mês, já que o seu rendimento é equivalente a 70% da Selic + Taxa Referencial, que hoje está zerada.

Além disso, por ser a taxa básica de juros da economia, a queda da Selic a deve fazer com que os juros de financiamento, operações de crédito, empréstimos, etc, caiam também – as mudanças feitas na Selic são repercutidas nas demais taxas de juros.

Aqui nós explicamos sobre o impacto da taxa Selic baixa na vida financeira. 

O que diz o Copom sobre a Selic a 3%?

A redução da taxa Selic a 3% foi tomada em unanimidade pelo Copom. Mas, por que? Em resumo, a decisão é uma forma de tentar manter as metas de inflação de 2020 e 2021 e estimular a economia em um momento de grandes incertezas causadas pela atual pandemia. 

Na ata da reunião, o comitê ressalta o grande impacto do coronavírus. 

“No cenário externo, a pandemia da Covid-19 está provocando uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços das commodities e aumento da volatilidade nos preços de ativos”. 

Nesse sentido, a decisão de reduzir a Selic é uma tentativa de estimular a atividade econômica, já que a expectativa é de que “a contração da atividade econômica será significativamente superior à prevista na última reunião do Copom”.

Vale ressaltar que o Brasil não é o único país a tomar essa atitude: em março, o FED (Banco Central dos Estados Unidos), também reduziu sua taxa de juros em um ponto percentual, levando-a a quase zero. 

Por fim, o Copom ressaltou que considera um “último ajuste” na Selic em sua próxima reunião, deixando aberta a possibilidade de novas alterações dependendo do cenário econômico para complementar o grau de estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da Covid-19″. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.17 / 5

Você já votou neste post